Feriado: Revolução de um Anarquista.

Hoje é feriado no Estado de São Paulo, uma tal revolução constitucionalista. Fui ao bar buscar algumas cervejas pra comemorar.

Chegando lá, adentrei-me. Olhando ao redor um louco bebia cerveja em latinha e fumava um cigarro de palha ordinário. Até então, até minha entrada, tive a impressão de que todos ali estavam silentes, os donos, seu filho, e o dito louco.

Porém, no momento em que me viu, o louco veio para o meu lado empunhando sua latinha e seu cigarro fedorento. Todos ali estavam o odiando com seu comportamento estranho, mas, como eram idosos, os donos, ficavam quietos. O louco veio logo dizendo:

“Como era bom aquele tempo em que jogávamos!”.

Fiquei parado, só ouvindo.

“Então, o Marinho e o Cabeça outro dia perguntaram de você”.

Continuei sem dizer um a. E ele investia:

“Se eu um dia construir uma piscina em casa, já disse pra mulher, não será para as crianças nadarem não, será para chamar os amigos para jogar”

E eu sem saber do que se tratava, de que jogo o cidadão falava.

“Se lembra de como o Marinho saltava?”

Lembro, respondo, para não contrariar o louco.

Minha cerveja chegara e eu com sacola em punhos pronto pra sair, e o louco insistindo:

“E você, não joga mais?”

Não tem mais como, respondi.

“É, pois é, agora somos casados e só podemos comer arroz com feijão”.

Um intervalo, eu não entendendo nada, e lá veio o louco de novo:

“Tá vendo esse prato de arroz aqui?”.

Havia um prato de arroz abandonado no balcão, com mosquitos rodeando.

Sei, disse.

“Pois então, veja...”

O louco, num surto psicótico, socou a cara no prato e começou a se lambuzar feito um porco. E gritava e se esfregava no prato de arroz, bradando:

“Sou louco sim, e não como só arroz! Não como só arroz! Não! Não como!”.

Por sorte saí e fiquei sabendo depois que os donos tiveram que chamar a polícia para o louco, que ia esfregando a cara em tudo e dizendo que tinha liberdade para se esfregar no que quisesse.

Loucos, nunca duvide nem acredite neles; nem os alimente, ainda mais em sábados, domingos e feriados!

Cristiano Covas, 08.07.10.

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 04/11/2010
Código do texto: T2596084
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.