Como passar no Vestibular sem stress

Como passar no Vestibular sem stress

Geraldo Fulgencio

Professor e Engenheiro

O Vestibular é a imagem do inferno. É uma coisa das mais horrorosas que existem no país. Eu tenho a convicção que ele é necessário só que alguns fatores que o envolvem deixam-no pior do que ele realmente é. Sei que ele é necessário pois em algumas Faculdades é ainda menor o numero de vagas do que o numero de candidatos.

Depois de meio século assistindo e convivendo com o problema resolvi escrever os fatos inerentes a dramática viagem feita pelos estudantes de Cursinhos e suas famílias no no decorrer do ano de preparação. Este livro vai tentar diminuir um pouco a tensão e o sofrimento dos envolvidos que são milhares a cada fim de ano.

A situação dos candidatos é a imagem da dor. Ainda bem que o Cursinho é um teatro que acaba mesclando uma coisa difícil e trabalhosa com um trabalho no mínimo divertido pois os professores na sua grande maioria são verdadeiros artistas que alem de passarem a matéria de forma suava e agradável ainda conseguem divertir os alunos.

Então já temos uma boa parte dos atores que irão passar pela narrativa do livro.

O ano passa de uma forma totalmente diferente. Imaginem um menino ou uma menina com 17 anos , no inicio da vida envolvidos neste Drama.

São vários capítulos desta novela. Um deles é o desanimo. Imagine umestudante que pretende entrar na Faculdade de Medicina. Ele sofre muito. Lá pelas tantas pensa : “Acho que minhas forças estão diminuindo. Ando meio desmotivado ! Não quero desanimar, mas os fatores externos estão apatifando com a minha motivação. Muita gente me controlando. Ate´os vizinhos. Sinto um olhar diferente. Até a minha namorada está estranha. Quanto aos parentes nem se fala. Meu pai diz que não está preocupado comogo pois acha que sou o cara nmais inteligente da fmilia. E anda nervoso o veio. Tá até fumando. Nunca tinha fumado. O vinho era um copo nas refeições. Anda tomando dois e as vezes até três. E a mãe já bate boca com ele e eu sei que no fundo o culpado sou eu. Será que sou eu ?

Tenho uma tia gorda que me liga toda semana para saber como estou indo. Pergunta tudo ! Quando falo com ela tenho a impressão de estar falando com um urubu. Coitada ! É gente fina mas o ma´ximo que seus filhos conseguiram foi cursos técnicos. E no Brasil família precisa ter ume medico. Podem passar qualquer necessidade mas tem que ter televisão e um parente medico. Que coisa horrorosa. E quem tem filho médico não consegue falar três frases sem dizer: - Meu filho hoje está de plantão. É dose não é ? Pois faz parte da pressão. Eu quero ser médico. O tio Romeu, gente finíssima, disse que a filha dele preferiu fazer bio medicina porque disseram pra ele que é um curso mais completo. Ou seja ele está achando que a filha ficou numa melhor. E eu quero medicina que segundo ele é um cursinho de pior qualidade. E ele dá detalhes: - A maioria dos médicos são mal preparados. \naõ tem como atender nas emergências. São burros. Chegam a matar pacientes.

E continua; - E que tu não assiste o jornal Nacional. Estás desinformado ô rapaz ! Um dia destes um medico tirou as amídalas de um rapaz que tinha se internado para retirar calculo dos rins. Onde estudou este imbecil ?

E desta forma agente fica envolvido num clima familiar em que cada um coloca o seu ponto de vista publicamente dando um palpitezinho no que seria o meu futuro , no caso. E o stress vai aumentando a medida que chega o fim de ano. Um dia estudei de 8 da manhã às seis da tarde , direto com um lanche no meio para não ter uma alimentação pesada me prejudicando o raciocínio. Dei uma paradinha e estva encostado num sofá quando meio pai entrou esbaforido reclamando do trabalho, das despesas e até do transito. Olhou para mim e disse : - Deitado é ? É assim que queres passar na medicina. ! Na minha época se estudava. Eu estudei como um louco é so consegui fazer o cientifico pelo supletivo !

Uma injustiça ele estava cometendo. Estudei o dia todo e ele não viu e já julgou o meu descanso. Ficou puto da vida porque em outras coisas sei que ele sempre foi um baita vagal e que nunca estudou. Ou seja até mentem. Um tio meu disse pra filha : - Quando eu estudava ni interuor ia a pé para a escola. Era, seis qulilometros na ida e sete na volta. A guria me disse: -Alem de não estudar ainda era burro !

A cobrança da família é coisa muito séria. Estou tranqüilo diz o pai. És a aprovação mais certa de toda a família.

Até a minha namorada está direferente. Já me disse. – Como médico vais continuar comigo ? Ou vai me chutar como se eu fosse um trapo ! Eu digo : - Estuda Guilhermina. Estuda. E ela retruca : - Não nasci para isto. Quando esudo a minha cabeça dói muito. Ou seja minha namorada não quer porra nenhuma e já está preocupada pois acha que vou me mandar. Não sabe ela que eu já me mandei mas não posso nesta hora criar nenhuim problema pessoal porque estou enroladíssimo em especial com matemática.

A sociedade nos pressiona pois argumenta que temos no futuro que ter um bom emprego ou qualquer coisa fixa e de preferência teta.

Meu pai já insinuou: - Sabe quanto ganha um funcionário publico da justiça ? Eu disse: - Não. E ele continuou a cantilena. – O cara que trabalha no elevador não é ascensorista. É responsável pelo transporte vertical dos agentes da justiça e ganham por volta de 10.000. E não são médicos. E não matam ninguém E não tiram amídalas por engano. Entendeu ?

Entendi , pai. Acho que estás confundindo com os que trabalham nas Assembléias Legislativas, nas Camaras de Vereadores e dos Deputados. E no Senado, porra ! É lá que estão as tetas. Não é na Justiça, pai .

Sei que é uma boa passar num concurso publico mas tem que haver engenheiros, dentistas, advogados e médicos, não é ? Alguns criticam os concurseiros alegando que são vagabundos e que pretendem viver as custas dos pobres habitantes que pagam os impostos. A critica é para desmotivar os caras.

Como sou filho de uma classe média , digamos pobre sinto que a maioria dos vizinhos e até dos amigos me vêem com se eu fosse uma coisa estranha.

Um verdadeiro ET, um extra-terrestre mesmo.Ate porque, vamos combinar a maior parte das pessoas acredita que o sucesso vem da sorte, do casamento interessado ou da fraude. Principalmente desta ultima. Há pesquisas mostrando isso! Quem aposta em estudo... é a exceção. E são esses que aparecem na lista de aprovados.

E completa, pensado o jovem : - Isto me dá uma baita força e eu tenho a certeza que vou conseguir. E eu garanto: Vai dar certo ! Sempre deu certo. Quem estuda de verdade , organizadamente e com a cabeça voltada para o sucesso tem o seu futuro garantido. Passa em qualquer lugar. Em qualquer Curso. O que o candidato tem que fazer é tirar da cabeça coisa ruim. No Vestibular da Universida federal do Rio Grande do Sul alguminfeliz teve a idéia de colocar no mesmo local os candidatos a uma mesma Faculdae. Sendo assim, no Colegio Rosario, por exemplo vão os candidatos para a Medicina. É o maior stress. É um desgraçado o cara que criou esta regra. Um espírito triste e que habita o nosso meio.

Nas salas sentam-se os candidatos um olhando para o outro. Sabendo que ali todos tentam a medicina. A primeira coisa que passa pela cabeça da maioria dos candidatos é que ele é o pior de todos que estão ali. Se ele se senta ao lado de um japonês já se assusta. E tem razão. A impressão que se tem e que japoneses estudam 25 horas por dia. Então para ficar tranqüilo pense assim: Uma vaga a menos. O Japa merece ! Vamos pegar as outras. Entenderam ?

Na frente do Rosário tomando o seu mate estão alguns pais, cada um mentindo mais que o outro. Um diz que o seu filho acertou todas as questões do ultimo simulado no gigantinho. Outro diz que o seu filho não passou no meio do ano depois de acertar todaqs as questous do dia anterio porque ficou preso no elevador do prdio e não pode fazer as ultimas provas. É um chute geral !!!! Sabem o que é isto. Stress.. O carinha mente para perturbar a cabeça do. O Sr humano é um bicho. Se o ouvinte ficar triste com a mentira dita ele fica realizado e feliz ! Espécie estranha e pestiada !

Mas vamos aos fatos. Se você procura quem faz sucesso e é bem realizado , tirando um ou outra deputado, ou jogador de futebol,só vai encontrar gente que trabalhou duro. O único lugar onde "sucesso" e "dinheiro" vem antes de "trabalho" é no dicionário. Então vamos raciocinar. A cobrança familiar sempre vai existir. Isto faz parte. Eles já passaram por isto. O que você pode fazer é administrá-la, mostrando que está fazendo sua parte, que estudar, estudar e estudar. É um baita investimento. Os pais sabem disto e por isto a maioria faz sacrifícios. É caro. Cursinho é caríssimo. E o pai paga sem chorar. Mostre, se preciso, este livro escrito por um ex vagal que começou a estudar depois dos quinze anos. Sugira que o pai e a mãe e a tia recalcada ou que estão te pressionando leiam Cursinho, teatro do Ensino Feliz e vão ver que quem está escrevendo isto era um baita vagal.

Só tem uma coisa faça a sua parte ou pense como diz o jogador de futebol: - faça o seu melhor ! Estude. Eles precisam ver você estudando e se dedicando. Quando você estiver descansando e ouvir críticas, fale sobre a necessidade de um mínimo de descanso para repor as energias.

E se for o caso jogue a culpa em mim ! Fale que é orientação é de um cara que foi reprovado em todas as provas do seu estudo fundamental e médio e que só começou a estudar de pois de uma idade , digamos avançada: 17 anos. E que agora já tem diversos Cursos entre os quais Engenharia Eletronica e 33 livros editados. Não deu dinheiro mas foi editado ! Mostre o seu horário de estudos e os seus livros e cadernos escritos e amssados. Livro novo dá má impressão. E se for o caso peça que converse comigo. Estou a disposição !

Experimente esta técnica !

Outra coisa importante para a familia é dar um tempo para ela e para a namorada. Converse com eles. Eles estão ansiosos. Querem te ouvir, curtir um papo, trocar idéias sem brigas e sem stress.

É importante este contato. Tranquiliza a todos, acredite. E você tem que aproveitar a vida que está recém começando. É fundamental tolerância. Não se esuqeça desta palavra. Tolerancia. E você tem que batalhar para que haja paz e tranqüilidade. Não não há harmonia, faça ! É seu dever nesta hora pois ela lhe será fundamental para a aprovação !

Quanta a namorada que deve ser um ponto importante raciocine: se sua namorada não está te dando força . apoio e até carinho numa hora desta, acho que está na hora de cair fora ! Numa hora destas ,porra ! Incomodando. E no futuro vai ser um demônio ao teu lado. Relação exige parceria, compreensão, amor e até sonho. Se não existir isto estás numa fria !

Pense nisto. Eu sei que o resto pode ser até legal, mas o que vale a pena ser construído é algo onde existe companheirismo e solidariedade.

Concluindo : Namorada e amigos que não entendem a necessidade do teu esforço .. não são tão namoradas nem tão amigos. É triste a realidade mas é esta.

Continuemos: Entre os que estudam para passar no vestibular , apenas uma minoria se organiza, estuda e batalha. Por isso que passar é coisa certa na linha do tempo. Os que realmente se dedicam vão passando e abrindo espaço para quem vem atrás, numa autentica fila. Tem que haver paciência. As vezes o cara não passa de primeira.

Quanto as pessoas que nos cercam vamos raciocinar. A Sociedade nunca vai facilitar. Acredite. Naão se decepcione. É assim mesmo. As pessoas são julgadas pela aparência, pela ostentação, pelo que têm e não pelo que são. È assim que funciona. Tire a sociedade do seu foco. O foco é o seu futuro. A sua carreira. A Sociedade vai ter que passar pelo que a imprensa esportiva passou há alguns anos quando o Telê disse: Voces vão ter que me engolir !

Deixe isso para lá. Quando eu disse para uma esposa que ia ser engenheiro ela disse : Bebeu ? Quando disse para os colegas da Força Aerea que ia ser Engenheiro eles riram. Um disse: - Como vais fazer engenharia se o curso é diurno e tens expediente dirario e viagens ? Bebeu ?

Em 1964 abriram um Curso de Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, noturno. Eu que havia me preparado passei nos primeiros lugares. Só não fui primeiro lugar porque havia prova de química. Eram duas de matemática, uma de física, uma de desenho e uma de química. Foi uma decepção de toda a comunidade que me cercava a minha aprovação. Um colega chegou a passar mal !

Naquela época abanavam quem passava mal. Vejam: o cara ficou tão recalcado que passou mal !

Quando resolvi sair da Força Aerea , terminado o Curso de Engenharia indo para a reserva sem remuneração a familia se apavorou. Disseram: - largar uma coisa certa por um trabalho braçal é dose ! O trabalho braçal era que eu já havia descoberto que o que eu gostava era de dar aulas de matemática e física o que faço até hoje beirando os 72 anos. Criticaram tanto que eu até balancei e tive um aperto que me obrigou a morar com a sogra. Nem vou narrar !

Quando os resultados, mesmo demorados , vieram, aí é que o recalque aumentou. Quando escrevi e o primeiro livro Física uma nova proposta de Ensino, 1996, colorido, para a FTD, para todo o Brasil o livro chegou às minhas mãos num sábado e coincidentemente havia um churrasco no domingo com toda a família reunida. Eram vinte e ciinco pessoas. O livro passou de mão em mão. Não recebi um parabéns. Só recebi a noticia de que uma cunhada havia dito: gostei muito da dedicatória. Dizia a dedicatória; à Deus pela Maria Nilva que Ele me deu ! Gostou da dedicatória cara pálida ? E do livro ? E o parabéns? Esta é uma lição que aprendi e que estou passando para o leitor. Estamos envolvidos num meio em que a imensa maioria sío pensa em si e não há irmandade de fato. Real.

Mas os meus parentes não me perturbaram com o desprezo tanto que escrevi mais 32 livros e mais este agora. Ao contarrio dei uma lição em todos saindo da Força Aérea e escrevendo livros. No futuro praticamente toda a família passou pela minha sala de aula.

Mas voltando a vaca fria como se dizia há alguns anos vou transcrever algumas dicas :

Uma moça me disse que estudou , sozinha, sem cursinho, vindo de escola publica, que não tinha nem professor de química nem física, sem dinheiro pra comprar livros,com somente 2 meses pra estudar, mas dotada de uma teimosia incomensurável e uma vontade imensa de passar no vestibular.Muitas horas de estudo e mais de 1000 folhas de ofício gastas entre cálculos e resumos.Aprendeu muito, e ficou agradecida ao vestibular, que por sido tão penoso, a fez descobrir que podia ser uma pessoa concentrada e calma nas horas necessárias.

Lá vão as dicas:

Esqueça o manual do candidato. Leia tudo isto e você verá que não precisa de nada a mais que sua esperteza.

1- Você não nasceu sabendo: Tem gente que acha que só quem tem QI alto é que passa no vestibular. Voce sabia que quem tem QI alto também não nasceu sabendo? E mais: QI alto é só sinal que você associa as coisas mais rápido, e só! E quem faz calculo rápido é a calculadora, hoje em dia o que se precisa é idéias e ousadia, cálculos deixem pro computador ou com calculadoras do 1,99. Tenha uma QE (que eu chamo docemente de: questão de esperteza) bem alto. Jogo de cintura, e saiba: Se outra pessoa pode, você também pode. São todos humanos,não é! Então você também chega lá .Pode até demorar mais tempo mas se você quer chegar , você chega.

2- O que você realmente quer ? Já vi gente dividida entre veterinária, moda e turismo.Pelo amor de Deus, saiba o que quer, pesquise sobre a área. Busque curiosidades, veja se daqui a 10 anos você vai estar feliz nela, ou trancado dentro de uma sala sendo somente maquina de fabricar dinheiro. A vida é só uma! Não jogue fora a única chance que você tem de ser feliz. Já perdemos muito tempo com pessoas erradas, em lugares errados. Se ainda você perder mais tempo com a profissão errada vai ser muito infeliz alem de ser burrice!

Será que você daria como eu, 72 anos , dez horas de aula por dia, de matemática e física, como se estivesse iniciando a carreira ? Daria aula diariamente , incluindo os sábados e domingos. E sempre dando aula com felicidade e alegria ? Eu troco com o aluno ondas de felicidade e de alegria. O aluno me passa disposição, vontade, dedicação e encantamento em forma de ondas que ele irradia e eu capto. Tenho a certeza que também passo ondas boas e poderossimas alem dos logaritmos da vida. Voce gostaria de dar aulas no domingo ? E sem pensar animalescamente no dinheiro ? Voce ficaria meio século nesta profissão ? E num hospital ? Ficaria atendendo necessitados e vendo a doença e a tristeza a sua volta como lugar comum? A vida toda ? Ou só para parecer bonitinho andar com estetoscópio pendurado no pescoço ?

Pense bem na profissão escolhida. Se escolher bem vai desenvolver a sua atividade com felicidade até morrer. Voce vai ser feliz na sua atividade , como voce gosta e vai ser como se não trabalhasse. E ainda vai ganhar dinheiro ? Entendeu ?

3- Estude as provas que foram feitas no passado. No fundo elas são todas parecidas. Exatamente isto! Saiba que caem seguidas vezes questões parecidas. As vezes as mesmas quatro ou cinco anos depois. Sabia ? Aposto que não. Pois bem, esta é uma dica das que mais ajuda. Faça todas as últimas dez provas. Estude as provas da faculdade que voce vai fazer. Em geral, os professores não mudam muito. As "pegadinhas" e matérias da preferencia deles são sempre as mesmas. Eles tem uma profissão difícil também. Vai anotando as observações conforme for lendo. Exemplos: Na faculdade A em matematica sempre cai função exponencial, na faculdade B em fisica sempre cai eletromagnetismo,

Na faculdade C os caras adoram a fisica moderna e parece que só sabem a formula E=h.f .

Faça as provas, e você vai sempre notar tendências básicas dos carinhas que fazem as provas. Na Universidade federal do Rio Grande do Sul até os erros dá pra perceber. Eles escrevem o seno com “sin” em vez de “sen”. Tangente com tan em vez de tg. Percebeu ? Ate na forma como se

redige a pergunta você vai notar quando é um professor ou outro. Conheço a prova da Ufrgs desde 1973 quando foi implantada a média harmônica. Não mudou nada. É o mesmo estilo. Professores morrem aos montes e os que chegam , também aos montes, continuam a mesma linha melódica inteligente e selecionadora. É a UFRGS. É uma baita dica !

4- Faça esquema de guerra: Literalmente voce esta numa guerra, com o vestibular e consigo mesmo, tentando aprender trilhões de informações ao mesmo tempo.Mas voce tem que saber as prioridades, senão voce estuda o que não precisa. Otimização de tempo é a ordem. OTIMIZAÇÂO. Este esquema mata qualquer vestibular, então leia com ATENÇÃO redobrada isto aqui:

- Pegue uma folha de papel oficio pra cada matéria- Divida em 2 colunas, no topo de cada uma escreva: a

- Vá na pagina da sua faculdade e pegue os ultimos 10 anos

- Divida a folha pelos anos das provas. Prova 1 ano 1.

- Leia a prova com cuidado e anote na coluna devida o assunto. Exemplo: Na prova 1 caiu gráfico VT , na prova 2 caiu queda livre, na prova 5 caiu mola, na prova seis caiu pendulo. Na prova 7 caiu logaritmos. Na prova 8 caiu polinômios. Na prova 10 caiu áreas.

- Faça isto com todas as provas que puder e com todas as matérias

O que voce vai notar é algo peculiar: A maioria das matérias repete. E mais, em 80% dos casos, o que cai em uma não cai na outra. E mais: Você saberá de antemão quais as reais matérias que caem. Não ajuda? É claro! Agora voce só perde tempo nas verdadeiras matérias e não naquele bando de engodo que tá no manual do candidato! Quer coisa melhor?

Voce terá uma visao privilegiada do que vai cair! Voce vai notar o ritmo das provas, vai entender a cabeça do professor, e mais: vai escrever como ele quer, e não como o livro diz! E vão estar no clima !

E melhor ainda: saberá o nivel de dificuldade! Eles, Sacou a esperteza? vendo este bioritmo das provas,

5- Se não souber como fazer o problema: Ou passe pra outro problema, ou DURMA.

Isto mesmo, um estudo norte-americano comprovou que quem lê um problema e dorme, depois consegue resolver muito mais rápido.

6- Quando o corpo não funciona, a mente padece:

Nada de ficar dormindo só 4 horas ao dia,tomando litros de café e coca. Não adianta porque voce não aprende.Durma de 6 a 8 horas. Tá mais do que otimo. Ajuste seu ritmo, o meu por exemplo é dormir 1 da manhã e acordar as 7 e meia. Não preciso de coca-cola e café. E fico o dia inteiro bem alerta e concentrado. Com 72 anos.

Comida:

Coma mais sal do que doce. Doce te relaxa, e te deixa com sono. Mais comida salgada e bastante água de preferencia gelada. O problema do sal para a pressão voce resolve depois de passar na prova. Dos problemas o coração prefere sal do que stress. Tenha certeza disto !