Lembranças de um ano que se viveu

"Feliz Ano-novo". A frase, proposta por uma moça do escritório, despertou Láudio para o dia: 31 de dezembro. Mais um ano que chegava ao fim. Um sorriso tímido foi a retribuição. Voltou o olhar para o chão e pensou na data. Foi um ano de decisões e conseqüências. Um súbito desemprego no primeiro semestre, seguido de uma pneumonia da esposa Vanda e a responsabilidade de manter a estabilidade da família.

Lembrou-se dos dias difíceis, da ansiedade constante e da insônia. Lembrou também, da desesperança que cortava como navalha. Foram dias e dias de lágrimas e portas fechadas.

Levantou a cabeça e se permitiu "viajar no tempo" até àquele dia do mês de outubro em que recebeu um telegrama com a proposta de um emprego. Nas lembranças, se permitiu reviver a desafiadora experiência de se manter no cargo. Durante o período viu a melhora da esposa. Já no mês de novembro, recebeu a noticia da cura e de uma gravidez que, ainda que inesperada, foi muito bem vinda.

Sorriu ainda que uma lágrima teimosa insistisse em molhar a face.

A chegada de um homem de terno e gravata interrompeu os pensamentos de Láudio.

O rosto do homem era sério.

Houve uma rápida troca de olhares até que: "Parabéns, o senhor foi aprovado na experiência. O emprego é seu".

A frase foi acompanhada por um aperto de mão.

Láudio sorriu e respondeu: "Feliz Ano-novo".