Faltando queijos, que se vendam tijolos!

Explosão de consumo é o que acontece atualmente no Brasil.

O cliente faz compra de móveis e eletrodomésticos nos grandes magazines e não consegue receber a mercadoria no prazo estabelecido, simplesmente porque ela não existe. Vendem o que está apenas no mostruário, mas não têm para a pronta-entrega.

E não adianta reclamar, conforme aconteceu com um amigo meu, porque a compra pode ser cancelada, mas o valor pago no cartão de crédito só será devolvido no prazo de três meses. O cliente fica sem a mercadoria de que necessita e sem o dinheiro.

Grandes supermercados estão com dificuldades para reposição de estoque de alguns alimentos da cesta básica e revendedores de autopeças carecem de itens essenciais de manutenção dos automóveis.

Observando esse quadro, escrevi este microconto:

“Jeremias sonhou com uma tábua de queijos importados e um copo de vinho, e acordou numa bela manhã disposto a saciar-se com tais iguarias. Foi rápido a um famoso supermercado, especialista em venda de alimentos e bebidas importados.

Qual não foi sua decepção, ao se deparar com a prateleira sem os queijos “bries” e “camemberts” de sua predileção. Consultou o gerente, e obteve como resposta: “Ainda não recebemos reposição desses produtos, pois são muito consumidos”.

Mas, se são tão consumidos, porque estão em falta?-retrucou Jeremias, indignado com a explicação trivial do gerente. E a resposta o deixou mais irritado do que estava: “´É que não prevíamos tanta demanda...”

_Mas, vocês têm uma previsão de quando chegarão esses produtos, seja da França ou de onde for?

“Não, não temos, redargüiu o já impaciente gerente, dando as costas a Jeremias e se retirando pisando firme, não sem antes emendar: “Se tiver alguma sugestão, nos traga...”

Jeremias, frustrado, ruminou em pensamento uma lição àquele insolente...

No outro dia, bem cedo, chegou ao gerente do supermercado carregando nos braços uma caixa de papelão semi-cheia de tijolos de argila, colocou-a sobre o balcão, e sentenciou:

_Trouxe esses tijolos para que os ponha à venda na prateleira de queijos , pois assim vocês terão certeza de que não serão vendidos e não exigirão reposição de estoque!...

Feichas Martins
Enviado por Feichas Martins em 02/01/2011
Reeditado em 02/01/2011
Código do texto: T2703912