A HORA DO DIA NO “DIA DA HORA”

A Bahia é uma terra de mistérios e muita magia. Se formos tentar enumerar as tradições, certamente consideraremos uma tarefa difícil ou quiçá, impossível. Ultimamente nós baianos temos esquecido nossas tradições, desprezando a cultura dos nossos antepassados, criando modismos de vida curta e nos tornando um povo sem memória.

O baiano, fora aquele que renega as suas origens, é um católico devotado, um cristão de mente aberta, que também aceita os princípios das religiões de matriz africana. No fundo, o baiano é um mistico por excelência que tem sua mente voltada para a aceitação e compreensão das coisas que a vida oferece.

No mês de maio, mais precisamente no dia da Ascensão do Senhor, data que já foi feriado, cortado do calendário pelo presidente Castelo Branco, também se comemora o “Dia da Hora”.

No dia da Ascensão do Senhor, festa comemorada pela Santa Madre Igreja e seus fiéis adeptos, há uma hora na qual todos os desejos, bons ou maus, são satisfeitos. É um momento de magia, como se o Senhor deixasse os mortais livres para agirem.

Não sabemos ao certo se essa magia ocorre exatamente na hora exata em que Nosso Senhor subiu aos céus, mas o fato é que se quisermos ver os nossos mais profundos desejos serem realizados deveremos ficar em estado de graça. Quem sabe, os nossos pensamentos se realizam?

Incrível é o fato que todos os insetos desaparecem como por encanto nesse dia. Algumas pessoas tentam explicar que nesse dia a lua está em quarto minguante, possibilitando uma diminuição do metabolismo desses insetos, como se eles caíssem num sono profundo.

Os nossos avós acreditavam que o primeiro ovo do dia não deveria ser comido porque ele apresentaria estranhas características como o poder de não apodrecer, devendo ser guardado num local em segurança. Se por acaso aparecesse em casa uma pessoa indesejada, carregada com energia negativa, por causa das vibrações, esse ovo explodiria.