Fico surpresa com tantas interrogações, tantas dúvidas e exclamações. Sua fome por novas descobertas leva-nos ao desespero... Por que? Por quê? Por que? Por quê?...
E não adiantam explicações superficiais, temos que convencê-la dando motivos razoáveis, senão... 
Amanhece o dia, ligamos a televisão, assistimos o noticiário e mais uma avalanche de perguntas: Por que em São Luís vai fazer calor e no Paraná vai fazer frio? Por que o avião caiu? Por que existem guerras? Por que vai haver segundo turno? Mas por que? Mas como? O que é isso? O que é aquilo?
São tantos porques que somos obrigados a responder ou pelo menos tentar responder de forma clara, coerente e em linguagem adequada a uma criança de apenas seis anos de idade, e que apesar disso às vezes coloca-nos em situações totalmente embaraçosas...
Há uns dois anos, levei-a a um supermercado e ao dirigir-nos ao caixa, havia um expositor repleto de preservativos, então fui questionada: Mãe, o que é isso? Fiquei constrangida e sem saber o que dizer e para completar, a fila estava imensa... Falei então em voz baixa: Não sei!
Novamente perguntou-me: Mãe, o que é isso? É um medicamento, Beatriz, respondi entre sussurros. Então, já inconformada com minhas explicações pouco plausíveis, disse em alto e bom som para que todos ouvissem: Eu sei que a senhora sabe que é camisinha!  Houve então uma explosão de risos e só Deus sabe como fiquei...
Agora, até acho graça da situação, mas naquele momento queria que o chão se abrisse aos meus pés...