** AGRESSÃO ** 2

Só resta tapar os ouvidos, ou então colocar uma musica bem alta e fingir que não esta acontecendo nada. É o pensamento de Suse ao ouvir mais uma vez os gritos da vizinha, outra surra. E Suse se pergunta como existem mulheres que gostam disso, que se dispõe a passar por isso, é humilhante, desgastante é horrível. O próprio marido batendo na mulher xingando a mulher que um dia amou tanto, conquistou com sorrisos beijos abraços flores. Andaram de mãos dadas e sonhando em construir um lar ter filhos todos frutos do amor dos dois. Sonhando em trabalhar e progredir duplicar seus bens festejar com amigos a cada data comemorativa, Adelaide sonha que Jonas ao chegar do trabalho.

Iria se deliciar no jantar que ela preparou para o marido; lombo recheado com salada e arroz do jeitinho que ele gosta. Jonas pensa na surpresa que comprou para sua amada, uma linda jóia ou aquele vestido que ela admirou na loja. As juras perante o altar Adelaide ficou linda de noiva, Jonas um gato! A felicidade estampada no rosto de cada um. Os planos para o futuro, a beleza da festa, tantos comes e bebes a alegria das famílias e convidados os amigos, os parabéns pelo casório tantos votos de felicidade, paz, saúde, prosperidade. E o cuidado de Jonas com sua recém-mulher lidando com ela como se ela fosse de cristal, um sonho, protegendo-a de tudo e de todos. O marido, o amigo, o pai, o amante, carinhoso e cúmplice. Adelaide vê no esposo a proteção, o refugio, o porto seguro, ama-o como a ela mesma. Cuida do lar com doçura, carinho e trabalha ao lado do marido com amor e fidelidade e respeito.

As pessoas sentem prazer em visitar a casa do casal tudo novo limpinho, cheiroso, alegre. Tantos planos, tantos planos bons.

E agora gritos e insultos e quebradeiras... Suse tenta ignorar, pois não há nada a ser feito bem que ela já tentou outras vezes, conversou com Jonas por horas e horas dando-lhe conselhos de não agredir mais a mulher. Já conversou com Adelaide para dar-se ao respeito e honrar a sua raça sua dignidade. Suse já chamou a polícia , deu a maior confusão. Pois Jonas foi parar na delegacia e o delegado lhe chamou a atenção, Ficou detendo durante 24hs, Adelaide fez o maior escândalo e revoltou contra Suse.

Quando Jonas saiu da prisão Adelaide aceitou ele de braços abertos.

Por um tempo os dois viveram na paz, mas depois, brigas novamente.

Suse e o casal reataram a amizade, afinal moram lado a lado.

Suse não se mete mais com eles pois no final ela ficou sendo a ruim e eles ficaram de boa. Agora Suse lava as mãos e aconteça o que acontecer Suse não mais interfere na briga, por isso finge que não ouve, liga o som bem alto ou sai e casa para voltar mais tarde, e vê Jonas sentado na varanda lendo jornal e tomando café. Adelaide varrendo o quintal de avental, vassoura e pá nas mãos com um olho roxo e os lábios inchados.

O que Suse não consegue entender porque Adelaide se sujeita a isso, será que ela gosta de apanhar, pura imbecilidade uma pessoa gostar de apanhar, ser insultada,

Sofrer humilhação perante amigos, visinhos, parentes... Será que gosta? Será comodidade, falta de personalidade falta de caráter falta de amor próprio? Quem não ama a si como poderá amar o outro? Não! Um casamento assim não constituído por amor. Então Adelaide e Jonas estão cometendo um grave erro por estarem juntos privando-se de serem felizes com outra pessoa ou simplesmente sozinhos mas porém em paz consigo mesmo.

O mundo está mesmo de pernas pro ar; pensa Suse. A mulher aceitar esse tipo de agressão seja lá por que for não vale a pena.

A vergonha do ser humano são seres humanos assim, fracos de personalidade, burros que se deixam manipularem, levam tapas e insultos ainda abaixam a cabeça.

Aceitar uma agressão não significa ser bom. A passagem que está escrito na Bíblia diz:

“Se levar um tapa vire e ofereça a outra face” está escrito como gesto de humildade, só

Que tem pessoas que confundem humildade com humilhação. E na verdade não estamos aqui para sermos santos e sim honestos e apanhar aceitar uma agressão não irá santificar ninguém vai é empobrecer cada vez mais, perder o respeito da sua pessoa .

Quem não tem amor próprio não saberá amar o próximo .

Os homens que batem nas mulheres além de covardes são idiotas por sujarem as mãos

A um ser desprezível,sem caráter, sem vergonha, sem brio, nesse caso não dá para entender quem é o mais burro.

Por isso Suse, finge não ouvir e lava as mãos.

Laura Ry
Enviado por Laura Ry em 24/01/2011
Reeditado em 26/01/2011
Código do texto: T2749730
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.