Um tipo interessante

UM TIPO INTERESSANTE

Ruazinha humilde de uma cidade interiorana .Casas simples, pessoas singelas, crianças aureoladas pela pureza. Movimento constante nas calçadas, principalmente à tardezinha. Destaque principal da rua: o senhor Bentinho.

Sempre de calças arregaçadas ao meio da perna, havaianas, boné escuro enterrado até os olhos, paletó puído nas mangas, à altura do cotovelo. Como seriam seus cabelos? Deu pra vê-los somente uma vez, rapidamente: encaracolados, cinzentos, opacos, desmanchados totalmente, uma confusão de fios.Rosto calmo, olhos profundos e magoados, talvez pela perda de algo ou alguém querido.Barbudo, fios brancos emoldurando o rosto grave, boca sempre fechada para os adultos, aberta e liberada para as crianças, que o cercavam sempre, como se fosse curiosidade.

Relacionava-se bem com a meninada. Sentava-se à calçada, cercado de pequeninos e conversava horas e horas com eles. O sorriso estampado no rosto; olhos, de repente, alegres e não mais saudosos; espertos e atentos, ávidos pela comunicação. Falava, falava, ouvia, ouvia, sorria...Depois, a criançada dispersava-se; o senhor Bentinho voltava á sua mudez e gravidade...

Suely Monteiro
Enviado por Suely Monteiro em 05/02/2011
Código do texto: T2773791
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.