Anedota de mercado

Ele já estressado meio alcoolizado por assim dizer chegou a mim com voz já alteada, descontrolada em tom de desconforto para minha audição.

-Onde está o gerente?

- Só um segundinho senhor que eu já chamo.

- Um segundinho, você sabe há quanto tempo eu estou esperando? Além de ser enganado por um preço que nem existe vem você e me manda esperar um segundinho, você perdeu a noção, você pensa que é quem para me mandar esperar um segundinho. Quero falar com o gerente ou qualquer responsável agora mesmo. Eu não sei por que põe pessoas incompetentes para trabalhar em certos lugares, pessoas de baixo calão, analfabetas deveriam trabalhar em locais apropriados a ela, locais bem longe das pessoas. Esperar um segundinho eu pago seu salário e você me manda esperar um segundinho. Você é muito insolente viu rapaz e saiba que eu vou fazer de tudo para que você seja expulso, pois não sabe exercer sua função. Vamos quero falar com o gerente não tenho a vida inteira.

Existem duas possibilidades para se lidar com um cliente sem educação que não tem um pingo de respeito pelo homem que trabalha oito horas por dia ganhando uma miséria e tendo que aturar uma variedade de ânimos reclamantes. A primeira é praxe “o cliente sempre tem razão”, mas essa pequena frase só servirá se o cliente for bastante educado estando certo ou errado e se o funcionário estiver sempre com uma paz de espírito muito imensa o que é bastante difícil, visto que, se está lidando com pessoas e isso já é um grande caos. A segunda é a seguinte: se uma pessoa chegar para você com toda educação e pede uma informação ou varias informações você trata ela com toda educação do mundo e lhe fornece o que precisar,mas se ao em vez de educada essa pessoa vier desabilitada emocionalmente, desarticulada, mau educada para ser mais explicito com certeza ela será tratada da mesma maneira, é preciso haver uma troca recíproca de respeito para se estabelecer um dialogo confortável e humano. No meu caso a segunda possibilidade foi mais acatável e então respondi:

- Primeiramente o senhor baixe o tom de sua voz e tenha um pouco mais de educação que está chamando atenção e se o senhor quiser falar com o gerente vai ter que aguardar queira ou não.

- Não acredito que tenho que aturar isso, me faz esperar e ainda tenho que aguentar um analfabeto sussurrando em meu ouvido.

- Me admira o senhor morando num país como esse que aonde quer que vá se quiser ser atendido tem que aguardar, por que a demanda de pessoas para serem atendidas sempre será maior do que a demanda dos atendentes. O senhor já percebeu que em todo lugar existe uma fila e que é preciso aguardar para ser atendido? Um! Prestou atenção nisso? Então vamos baixar a voz e os ânimos e um pouco de educação será pertinente nesse momento para que possamos nos entender melhor até que o gerente chegue. Tudo bem para o senhor?

- Isso é uma falta de respeito, não volto nunca mais aqui.

Só que na semana seguinte teve outra promoção de alcatra e lá estava ele novamente.