A DIFERENÇA DE VALORES

DEPOIS DE MUITO TEMPO, ENCONTROU-SE DOIS AMIGOS.

- OLÁ! QUE BOM TE VER, FAZ MUITO TEMPO QUE A GENTE NEM TOMA UMA CERVEJA JUNTOS.

-POIS É, ENTÃO PORQUE NÃO AGORA?...

-PRA MIM TUDO BEM.

-ME CONTA JOSÉ COMO VOCÊ CONSEGUIU FICAR MAIS NOVO DEPOIS DE TANTO TEMPO?

-NEM SEI ACHO QUE SÃO OS SEUS OLHOS QUE VEÊM MUITO...

-QUE NADA, ME PARECE MAIS NOVO DO QUE UNS 15 ANOS ATRÁS, QUANDO A GENTE TRABALHAVA JUNTO.

-OBRIGADO MEU AMIGO, ISSO É UM ELOGIO E TANTO. E VOCÊ O QUE ANDA FAZENDO, PARECE MEIO CANSADO (ACABADO)?

-TENHO QUE TRABALHAR EM DOBRO, MINHA MULHER EXIGE SEMPRE MÓVEIS NOVOS, CARRO DO ANO, ROUPAS DE MARCA E PERFUMES IMPORTADOS, DAÍ COM UM SÓ EMPREGO FICA QUASE IMPOSSÍVEL PAGAR PELO LUXO QUE ELA ESBANJA SÓ PARA SEMPRE TER ASSUNTO COM AS AMIGAS DELA...

-AH AGORA ENTENDI. VOCÊ BUSCA A FELICIDADE NO TER...

-NEM HAVIA PERCEBIDO.

-POIS É PAULO, AS PESSOAS HOJE EM DIA NEM NOTAM QUE PERDEM PRECIOSOS MOMENTOS DE SUA VIDA COM O MATERIALISMO, DAI VEGETAM, NÃO APROVEITAM AS COISAS BOAS DA VIDA E QUE NEM CUSTAM TANTO SUOR ASSIM.

-MEU AMIGO JOSÉ AGORA ENTENDO QUAL É A CAUSA DE SUA APARÊNCIA MAIS JOVIAL, VOCÊ BUSCA VIVER E NÃO TER.

-SIM EU PASSEIO COM MINHA FAMILIA TODA A SEMANA, MESMO QUE SEJA NA PRAÇA SIMPLES DO BAIRRO.

-POIS É NEM ME LEMBRO QUANDO CONSEGUI TER ESSE PRAZER, NÃO TENHO TEMPO PARA ISSO. ACHO QUE É POR ISSO QUE MINHA MULHER É ASSIM TÃO BRIGUENTA.

-E SEUS FILHOS PAULO, ESTÃO BEM?

-JOSÉ EU TENHO SÓ UM FILHO E MORA EM OUTRO PAIS, EU ME MATEI DE TRABALHAR PARA QUE ELE TIVESSE UM ESTUDO MELHOR QUE O MEU, DAI EU ESQUECI DE ENSINÁ-LO A TER UM CARINHO MAIOR EM FAMÍLIA, TAI MEU DESESPERO, ELE GANHA MUITO BEM, MAS NEM PERCEBE QUE TODO O SEU STATUS TEM UMA ORIGEM SIMPLÓRIA, E QUE HOJE MEUS PROBLEMAS DE SAÚDE DERIVA DE MUITOS DIAS SEM DURMIR E MAL ALIMENTADO PARA PROVER TODO UM LUXO PARA TODOS DA FAMÍLIA.

-PAULO EU FICO TRISTE COM ISSO, É UMA PENA VER UM GRANDE AMIGO TRISTE PELA AUSÊNCIA DO SEU BEM MAIS PRECIOSO, O FILHO.

- E SEUS FILHOS JOSÉ?

-EU TENHO UMA FILHA QUE NÃO NAMORA, É CASEIRA, TRABALHA E ESTUDA, E EM TODO FINAL DE SEMANA REUNE SUAS AMIGAS EM NOSSA HUMILDE CASA, FAZENDO UM CHURRASCO ANIMADO, SE ELA DECIDE FAZER O CHURRASCO NO SÁBADO, AGENTE PASSEIA EM FAMÍLIA NO DOMINGO, OU VICE-VERSA, COMO EU JÁ TE DISSE ANTES, NA QUESTÃO DE IRMOS PARA UM LAZER JUNTOS .

-QUE LINDA FAMÍLIA, É DE CAUSAR INVEJA. MAS VOCÊ TINHA UM MENINO?

-SIM ELE FALECEU POR PROBLEMAS ESTOMACAIS.

-SÉRIO, ME EXPLICA ISSO.

-ELE NÃO TINHA TEMPO DE COMER, CORRIA DO TRABALHO QUE FAZIA PARA UM OUTRO E CORRIA MUITO, VIVIA SÓ COM LANCHES, NEM PARAVA PARA COMER ERA DURANTE O TRAJETO ENTRE SEUS TRABALHOS E A FACULDADE QUE MASTIGAVA. GANHAVA BEM E NEM TINHA TEMPO DE GASTAR O SEU DINHEIRO, NEM TINHA UM TEMPINHO PARA UM CINEMINHA COM A PRÓPRIA NAMORADA...

-NOSSA! ISSO É A MINHA REALIDADE.

-POIS É ENTÃO MUDE-A, POIS SENÃO O SEU DESTINO SERÁ IGUAL, E OLHA QUE MEU FILHO MORREU COM APENAS 19 ANOS.

-JOSÉ ME DESCULPE .

-PORQUE AMIGO?

-PORQUE EU ESTOU CHORANDO.

-PAULO NÃO PRECISA SE DESCULPAR. EU SEI O QUE É SENTIMENTO, E NÃO VEJO DEFEITO NENHUM EM HOMEM CHORAR.

-É QUE SEU FILHO QUANDO ERA PEQUENO, VINHA CORRENDO DA ESCOLA E ME ENCONTROU NA ESQUINA PERTO DE MINHA CASA, CHAMANDO-ME PARA ALMOÇAR EM SUA CASA E EU DISSE PRA ELE QUE EU NÃO TINHA TEMPO POIS PRECISAVA TRABALHAR.

HOUVE UM SILÊNCIO ENTRE OS AMIGOS, PAULO E JOSÉ, ELES SE OLHARAM, DAI OS DOIS SE ABRAÇARAM E CHORARAM JUNTOS...

....................reflexão...você conhece alguém que passa por isso?

CIDA MOURA
Enviado por CIDA MOURA em 03/03/2011
Reeditado em 29/12/2019
Código do texto: T2825527
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.