O Milagre do poço

Longe da cidade, porém não muito longe da civilização existiam dois pequenos povoados: A Vila Bom Jesus e a Vila Burdigala.

Na vila Bom Jesus, o estilo de vida era exatamente o mesmo de séculos atrás, as pessoas da colônia seguiam uma religião cristã muito ortodoxa e, se recusavam terminantemente em aderir a qualquer conforto da vida moderna. Era uma vida simples, rural e religiosa, onde as pessoas trabalhavam sob a luz do sol durante o dia e liam a bíblia à luz de velas durante a noite. Uma vila pequena e atrasada que pretendia continuar assim.

Na vila Burdigala, o estilo de vida pretendia ser semelhante aos das grandes cidades. Tudo o que havia para se ver foi trazido de uma grande cidade, ou tentava copiar uma. Havia uma pequena igreja, onde um padre sem fé, estimulava as pessoas ao comércio santo com seus parentes na cidade. A Vila Burdigala queria ser grande, mas, não era.

Os felizes moradores da Vila Bom Jesus plantavam e criavam suas refeições, produziam seus tecidos, suas velas e suas ferramentas e, sempre que produziam mais do que poderiam utilizar, vendiam seu excedente em troca de um dinheiro que nunca iriam precisar. A vila era autossuficiente em quase tudo, menos, em seu fornecimento de água. O poço, após tantos anos suprindo toda a cidade, finalmente estava fornecendo seus últimos litros de água pura. A expectativa de precisar depender de água encanada lhes atormentava o coração, isso iria gerar gastos, iria gerar muita destruição nos terrenos para instalar os canos, e o pior, iria demorar muito mais do que o poço demoraria em secar-se por completo. Naquela noite, para discutir como resolver o problema do poço, foi marcada uma reunião com todos os moradores do vilarejo. A Vila Bom Jesus que durante tantos anos mostrou total devoção a Deus, finalmente precisava de um milagre.

Já os moradores da Vila Burdigala estavam falidos, a vila havia gastado tanto para se parecer com uma metrópole, que agora quase não lhes restava para o básico. Compravam boa parte de seus alimentos da vila Bom Jesus por um preço baixíssimo, e mesmo assim, em breve não poderiam mais pagar por eles. A noticia de que o poço da vila ao lado havia secado parecia para James de Montcaret, o líder do pequeno povoado Burdigala, como uma grande oportunidade financeira, afinal a Vila Burdigala possuía água encanada há muitos anos, esta água era tratada na cidade e enviada até a vila por um enorme duto subterrâneo. Com o passar do tempo, o custo desta água havia caido bastante e, vender um pouco desta água por um preço nada justo era uma ideia que deixava James muito excitado.

À noite, James entrou escondido na reunião realizada na vila Bom Jesus, a tempo de ouvir os últimos diálogos:

---- Fiquem tranquilos meus e amigos e irmãos, Deus jamais permitiria que fossemos obrigados a utilizar a água impura das grandes cidades.

---- Mas nosso poço está praticamente seco e, as chuvas têm sido insuficientes para enchê-lo.

---- Calma irmã Dorinha, Deus proverá para seus filhos.

---- Deus tudo pode – Exclamou um outro – Ele nos dará água, e água em abundancia da melhor qualidade que pode existir!

---- Fica então decidido, esperaremos pela ação de Deus, e que Sua vontade seja feita!

---- HAHAHAHAHAHAHAHA!!! – James não pode conter sua sarcástica gargalhada – Vocês vão morrer de sede!

---- E quem seria o senhor? – Pergunta o morador mais velho e líder religioso da vila Bom Jesus.

---- Meu nome é James de Montcaret, prefeito da grande cidade de Burdigala! – James tinha um ótima imagem mental de seu povoadinho minúsculo.

---- A pequena vila seguindo a estrada à esquerda?

---- A cidade em constante crescimento seguindo a estrada à esquerda!

---- E o que quer aqui?

---- Quero dizer que Deus já providenciou para vocês o milagre...

---- O que quer dizer com isso senhor James?

---- Vim lhes oferecer o meu excedente de água, em troca de seu excedente de alimentos, e, talvez apenas um pouco de dinheiro...

---- Sua água vem da metrópole!

---- Sim! Uma água pura, tratada e verificada por engenheiros especializados. Não existe água melhor.

---- Nós não beberemos a água da grande Babilônia! Esta água infecta pelos pecados dos homens que destruíram e corromperam a natureza de Deus!

---- Mas por que não? É só água!

---- Só água!?? E depois? O que será? Comeremos a sua comida? Vestiremos a sua roupa? Venderemos nossas almas a eles em troca de favores?

---- Nada disso, é apenas para que não morram pela sede, é uma água clorada e fluoretada, evita a incidência de caries dentárias e uma serie de doenças intestinais, é uma água boa. E comprando de mim, que trarei diariamente um caminhão cheio para sua vila, vocês pagarão muito menos do que se tivessem que pagar diretamente para a metrópole.

---- Não quero negócios com você que zombou de nosso Deus! – O velho líder religioso da vila estava dividido em seus pensamentos, porém muito firme em suas palavras – Vá embora! E verá que o maravilhoso Deus nos dará uma água ainda mais rica em substancias benéficas para a nossa saúde saindo de nosso próprio poço! Pagaremos a Deus com nossa alegria de espírito e a pureza de nossas tradições! AGORA VÁ!

---- Eu vou, mas não pense que manterei meu baixo preço quando vierem me procurar! – James foi andando sem pressa, imaginando como seria quando o poço finalmente secasse e tinha total alegria em planejar suas zombarias seguintes para o arrogante líder religioso.

No dia seguinte James se assusta com a notícia de que o poço da vila vizinha havia milagrosamente se enchido de água para a total alegria do povo, que comemorava em uma grande e molhada festa de agradecimento.

Novamente, James invadiu o povoado vizinho para ver o milagre com seus próprios olhos. Seu semblante carrancudo era o que mais chamava a atenção em meio a todos os outros rostos felizes.

---- E você ainda não tem fé em Deus? – Pergunta o líder religioso para James, que olhava pasmo para os baldes que saiam sem parar do poço recém recarregado.

---- Tenho que admitir que é um milagre! – Foi um daqueles raros momentos na vida em que James admitiu estar errado em alguma coisa, mas, não durou muito – Mas eu ainda tenho dúvidas. Duvido que esta água seja tão boa quanto a que enviam da cidade.

---- James, eu devia expulsá-lo permanentemente de minha vila. Você ofende nosso Deus e nossa fé. Como eu lhe disse ainda ontem, Deus nos enviou a melhor de todas águas, beba e verá, esta água tem mais do que qualquer homem de carne conseguiria colocar nela.

James ao ouvir a frase teve a ideia de levar uma garrafa da água para exame, nem que fosse apenas para zombar do líder religioso quando percebesse que a água não tinha o maravilhoso cloro e muito menos o saboroso flúor da água da cidade. Pediu para encher uma pequena garrafa que levava consigo, e foi atendido. Explicou seu intento de examinar a água, e quase vomitou ao ouvir as palavras arrogantes do líder religioso.

---- Pois se o resultado destes seus exames, não provar a qualquer um que esta água possui tudo o que é benéfico, tudo o que é necessário e tudo o que é saudável para o povo de minha vila, produziremos o dobro de nosso excesso para presentear a sua vila com nosso trabalho.

Animado com suas expectativas, James viaja até a grande cidade para mandar examinar o conteúdo da garrafa. Pagou o triplo para o laboratório com a intenção de que este apressasse o resultado do exame. Em poucas horas um envelope amarelo que parecia brilhar na penumbra lhe foi entregue.

O sorriso sarcástico de James foi contido em instantes após a abertura do envelope, a água possuía Cloro e flúor em proporções um pouco menores do que a água tratada convencional, e possuía diversos outros sais minerais diluídos que costumam ser encontrados apenas em água mineral engarrafada.

Era impossível, James estava tão estarrecido com o fato que nem mesmo conseguia pensar em mandar examinar outra água qualquer para trocar os resultados. No exato momento, só o que ele queria era uma explicação melhor do que ouviria na vila Bom Jesus e após muito pensar, dirigiu-se a uma universidade, mais especificamente no departamento de geologia.

O caso interessou bastante a um professor, que sugeriu a alguns alunos um trabalho extracurricular. Os alunos, também surpresos com o resultado da analise, concordaram em ir vasculhar o terreno da região.

Após longas semanas de bebedeiras, estudos e meditação induzida pelo cânhamo, os alunos puderam apresentar a James o parecer final de seus estudos.

“Devido ao encanamento da metrópole para a Vila Burdigala, o lençol freático que alimentava o poço da vila Bom Jesus teve seu fluxo levemente alterado para o sentido oposto, o que ocasionou após muito tempo o triste fato do poço ter secado. A quantidade de água no subsolo aumentou por razões desconhecidas, reviveu o lençol e consequentemente o poço. Porém se a água do lençol freático apresenta teores de cloro e flúor, então provavelmente a razão para o aumento do volume de água é algum ponto rompido do encanamento.” Explicou o estudante cheio de orgulho e THC.

James demorou um pouco para entender o que havia ocorrido, mas, quando finalmente entendeu, correu para a Vila Bom Jesus a fim de zombar do líder religioso. Chegando lá viu as pessoas em suas vidas pacatas, sorrindo e trabalhando. Por um instante quase sentiu-se humano a ponto de desistir de sua zombaria, mas logo após teve uma ideia ainda mais interessante do que apenas zombar.

---- Posso falar com você em particular? – Pergunta ao líder religioso.

---- Infelizmente, a lei de Deus me impede de te negar este favor. – O líder religioso deixava claro o seu desgosto para com James.

---- Trouxe o resultado dos exames. A água é maravilhosa! – Diz James que conseguiu arrancar um sorriso do líder que o guiava até uma pequena sala em sua igreja.

---- Tudo o que vem de Deus, é maravilhoso como Ele é.

---- Mas eu não parei nessa analise.

---- Como assim?

---- Eu quis descobrir como era possível que sua água tenha as devidas proporções de tudo o que a água da cidade tem, e como é que ela também possuía tudo o que a água de um poço teria...

---- E descobriu?

---- Sim...

---- E como Deus operou?

---- Deus aparentemente fez um buraco no cano que traz a água para minha cidade.

---- O que?

---- A água que vazou desse cano, contendo a maravilhosa água da metrópole misturou-se com a pouca água que ainda existia no subsolo, e por uma incrível coincidência encheu o seu poço no dia exato.

---- Deus opera de formas difíceis de entender. Eu não entendo.

---- O vazamento não parece ser grande, afinal, a água não tem faltado em minha cidade, mas, como cidadão honrado eu sinto ter o dever de informar a companhia de água sobre o acontecido.

---- E isto secará nosso poço novamente?

---- Receio que sim.

---- E tirará da boca de nossas crianças o sorriso que vejo hoje?

---- Infelizmente.

---- Ainda quer negociar?

Uma longa conversa seguiu este ponto... James voltou para sua imitação de cidade com um sorriso muito maior do que qualquer criança poderia fazer e, no dia seguinte o líder religioso da vila Bom Jesus faz um importante e totalmente inusitado anuncio.

---- Esta noite, em visão, Deus me mostrou o quanto somos abençoados!

---- Aleluia! – Diz uma senhora beirando os oitenta anos em puro êxtase religioso.

---- Ele me mostrou como sofrem os moradores de nossa vila vizinha. – o silêncio reinava enquanto o líder falava – Deus nos abençoou com a melhor das águas em um momento que temíamos morrer de sede, o líder da vila vizinha veio até aqui completamente pasmo com o resultado dos exames que mandou fazer nossa água. Ouvi da boca dele que em nenhum lugar de todo o mundo se bebe uma água tão pura, perfeita e bem tratada!

---- Aleluia! – A senhora mais uma vez se excede...

---- Deus me revelou que em agradecimento pelo milagre devemos ser caridosos para com a vila Burdigala. Devemos oferecer a eles, de bom grado o nosso excedente, e devemos produzir o dobro do que temos produzido.

---- Aleluia?? – A velha senhora queria perguntar alguma coisa, mas, a pergunta não lhe ocorria.

---- Nós plantaremos o dobro e criaremos o dobro de animais e nós abençoaremos com sinceridade tudo o que enviarmos para lá! Ofereceremos a eles o nosso melhor e Deus nos recompensará em dobro com o sEu melhor até que termine nossa milésima geração.

Com muitos anos de prática em induzir as mentes do habitantes de seu povoado, o líder religioso estimulou a fé de seus companheiros e os motivou a trabalharem gratuitamente para o resto de suas medíocres vidas. Em troca, obteve apenas o sorriso nas crianças e um poço cheio de água milagrosamente roubada dos encanamentos da cidade.

Um pouco antes de sua morte, confessou a seu sucessor o crime que carregou escondido em seu peito durante tantos anos, precisou confessar que após descobrir que tudo não passava de um cano furado, havia perdido sua fé e fez apenas o que achou melhor para seu povo. Antes de morrer para aguardar seu julgamento divino, escutou do jovem líder, que agora ocupava seu lugar as palavras de consolo:

---- Um cano se esburacar e abastecer nossa cidade não é um milagre meu amigo, mas, um cano permanecer furado por tantos anos sem que a metrópole tenha percebido, sem sombra de dúvida o é. Creio que você deveria reconsiderar sua fé.

Reconsiderando sua fé em Deus, o velho líder morre em paz. Em seu funeral o novo líder comenta sobre sacrifícios:

---- Este foi o homem que por tanto tempo nos orientou no caminho da felicidade! Para isto cometeu muitos erros e fez muitos sacrifícios que me confessou momentos antes de sua morte. Guardarei comigo suas ultimas palavras, nós, humanos, seremos sempre incapazes de julgar o que ele fez, julgaríamos os seus sacrifícios talvez como sendo pecados imperdoáveis para esta comunidade, mas Deus, em sua infinita sabedoria julgará esses atos como sendo sacrifícios dignos de honra e louvor, pois sabe das consequencias e bençãos que nos trouxeram. Seus erros serão por mim esquecidos e seus bons atos serão lembrados por todos nós, seu corpo veio de nossa abençoada terra e a ela voltará.

A vila Burdigala prosperou e cresceu por muitos e muitos anos, as custas do trabalho suado de sua vila vizinha, até que um dia transformou-se realmente em uma cidade grande. O novo prefeito que não conhecia a história do poço, abriu mão das esmolas, oferecendo-se para pagar pelos alimentos e tecidos que recebia, lavando assim o seu dinheiro sonegado e seu caixa dois.

Em todos estes anos, a Vila Bom Jesus aprendeu diversas formas de produção e técnicas de cultivo que lhes renderiam no futuro, muita fama e prosperidade no setor agropecuário através do ensino e divulgação das novas técnicas.

E que Deus os abençoe.

=NuNuNO==

( Que adora a comunicação subliminar hehehehe )

NuNuNO Griesbach
Enviado por NuNuNO Griesbach em 05/03/2011
Código do texto: T2830617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.