Terreninho no céu

Já no inicio do dia fui tirado de meu torpor matinal para ouvir dizer que alguém estava vendendo um terreninho no céu. Mal pude crer em meus ouvidos, só o fiz por que meus olhos comprovaram a história na Internet. Brilhando à minha frente estava o monitor, que exibia em cores vivas e saltitantes o anuncio de tal terreno. Um anúncio com destaque para a idoneidade do vendedor e a qualidade do produto, abaixo, letras piscantes me garantiam: “Os menores preços do mercado”.

Um conflito interno iniciou-se dentro de mim, meu lado absolutamente racional, me dizia que não era seguro clicar em tal pérola, a segurança do computador era mais importante do que um terreninho no céu que eu sabia que não iria comprar, enquanto meu lado emocional se contorcia de curiosidade. Em alguns minutos atualizei o anti-virus e cliquei no famigerado anuncio:

“Mateus 18:18 – O que está ligado na terra está ligado no céu.” Foi a primeira frase de um longo texto explicando que a muito tempo atrás, o clero loteou o paraíso e forjou uma grande quantidade de escrituras ao portador e indulgências. Estes documentos não chegaram a ser totalmente vendidos na época. Após a proibição da venda, estes documentos esperaram séculos nas catacumbas das grandes catedrais, até que algumas foram encontradas pelo criador do anuncio.

Sob o selo papal de séculos atrás, estava escrito em letras vermelhas, que “A validade destes documentos é interminável, irrevogável, inquestionável e eterna”. Se isto foi ligado na terra, obviamente também foi ligado no céu. Mesmo com a proibição da venda, os documentos permanecem tão válidos hoje quanto antigamente. Por isso, com a consciência limpa, ele os estava vendendo honestamente.

“Que picareta!” – Pensei - “Será que muita gente hoje em dia ainda procura terrenos no céu?”.

Cliquei no botão “compre agora”, eu queria saber o preço, estava curioso para ver até onde essa história pretendia chegar. O terreno custava apenas três vezes mais do que um terreno em meu bairro. Só que dificilmente se poderia comprar um lote de 1 (Hum) metro quadrado aqui em meu bairro, os lotes terrestres costumam ser um pouco maiores.

“Um metro quadrado?” - Pensei. Eu tenho um metro e noventa de altura, como feliz proprietário de um lote de um metro quadrado no paraíso, eu dormiria em pé. Se eu deita-se acabaria invadindo o lote do vizinho. Aposto que invadir ou cobiçar o lote do vizinho deve ser algum tipo de pecado. Ouvi dizer que no céu, por qualquer pecadinho você pode ser despejado sumariamente. “Não, definitivamente esse terreninho é muito pequeno para mim”.

Se eles eram os “menores preços do mercado”, imaginei que seriam também os “menores lotes do paraíso”. A mórbida curiosidade continuava arrastando meu “mouse” no sentido de encontrar um terreno celestial que atendesse as minhas necessidades no paraíso.

Encontrei pelo dobro do preço, um terreno com dois metros quadrados, uma cadeira e uma bela vista para o mar de vidro.

Uma pechincha! – Falei em alta voz enquanto visualizava fotos eletrônicas da amarelada escritura - Talvez só pelo valor histórico deste documento já seja interessante comprá-lo! - Se eu não gostasse tanto de dormir com os braços esticados para cima, acho que teria comprado mesmo.

Continuei minha busca e finalmente encontrei a página de um bispo, que vendia lotes de dez metros quadrados, com uma cama, flores e frutas, com vista para o trono de Deus. As letras miúdas diziam que haviam apenas dois terrenos disponíveis e que o estoque não era renovável.

O preço era um horror, mas, eu certamente poderia revendê-lo com lucro para algum colecionador de documentos históricos raros. Segundo o anuncio, foram lavrados apenas duzentos lotes com estas características, dos quais apenas três foram encontrados. Um seria ocupado pelo próprio bispo enquanto os outros dois estavam à venda.

Com um rápido agitar de dedos, abri a calculadora em outra janela, contabilizei qualquer objeto de valor que eu poderia vender, somei com minha conta bancária, adicionei o décimo terceiro, o FGTS, o valor em crédito que eu poderia emprestar do banco, uma rápida projeção de meu salário para os próximos vinte anos e pronto! Eu poderia comprar o lote!

Talvez tenha sido o marqueting direto de todas as páginas que visitei, talvez um instinto de ambição sedento por enriquecimento rápido. O fato é que cliquei e preenchi meus dados na real intenção de comprar o tal terreno!

Pretendia vender minha casa na terra para pagar minha cama no céu. Iria morar com amigos por alguns tempos, depois alugar algum apartamento terrestre. E principalmente, eu iria tentar revender o documento assim que possível.

No dia seguinte, ao tentar entrar em contato com o bispo, sou informado que ele não poderia atender-me por estar detido na cadeia municipal. Pela Internet descobri que uma denuncia anônima havia revelado alguns fatos curiosos: Ele nunca havia terminado o seminário e, nunca havia estado na catedral onde supostamente encontrou os documentos. A fiscalização do CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), procurou o sujeito e desmascarou o falso bispo. Ele não era um Corretor de Imóveis inscrito no conselho, não possuía a opção de venda dos lotes, não possuía o número da matricula no Vaticano e principalmente, havia acabado de imprimir mais uma dúzia de cópias da falsa escritura em sua impressora colorida quando os fiscais chegaram.

Fico imaginando a grande bobagem que eu teria feito vendendo minha casinha na Terra para comprar este “terreninho no céu”. Deste dia, tirei algumas grandes lições sobre a vida e os negócios imobiliários:

1) Nunca compre uma escritura sem antes visitar o imóvel.

2) Picaretas existem há muitos séculos e deve-se tomar muito cuidado para não acabar nas mãos de um deles.

3) Imóveis anunciados pela Internet correm o risco de ser virtuais...

4) Só efetue transações imobiliárias contando com o auxilio de um Corretor de Imóveis devidamente instituído .

5) Ninguém vai para o céu de elevador, lá só se chega pela escada. Um degrau por vez, um passo após o outro.

6) Histórias com lições de moral são ótimas de se encaminhar por e-mail :-)

=NuNuNO==

( Que com uma cama no paraíso poderia dormir o dia inteiro... )

NuNuNO Griesbach
Enviado por NuNuNO Griesbach em 06/03/2011
Código do texto: T2831550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.