O Xodó de seu Irineu

Era mais do que um montão de ferro, fios, parafusos, vidros, rodas e borrachas. Era uma presença constante nas horas alegres, nas horas amargas. Presença constante, sim. Pois as provas estão registradas nas fotografias amareladas e manchadas pelo tempo. O seu xodó rechonchudinho está presente em todas as imagens.

Mas um dia a moda pegou. Quem tinha um daqueles tinha prestígio e algo de valor. Seu Irineu era chamado de sentimental e jamais imaginou que olhos maus estavam atentos, à espreita. Alguns diziam até que a ‘carcaça’ só serviria para ferro velho!

O seu era de 1960. Preservado, por muitos admirados. Até o nome da rua sofreu alteração. Se quisessem indicar o caminho bastava informar: “Fica na rua do fusquinha”. E todos sabiam onde encontrar.

Chegaram usando sapatos de lã. Sem dificuldade, os larápios entraram na garagem levando o xodó, o amigo, o seu cinquentão... Seu Irineu chorou, sofreu, sentiu-se órfão. É que perdido o fusquinha descobriu que se fora parte de sua história.

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 19/05/2011
Código do texto: T2979978
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.