Circunstâncias

Sabe aqueles dias em que a ansiedade e a falta de respostas margeiam a vida?

Assim Vanda se sentia naquela manhã.

Seus pensamentos se resumiam aos muitos problemas circunstanciais.

E quanto mais pensava, mas se perdia. Não encontrava as soluções nem alívio para o peso existencial.

Numa atitude instintiva, soltou do ônibus e sentou num banco de uma praça que não sabia nem onde ficava.

Ficou alí, num diálogo interno que só piorava a situação: O casamento ia mal, o filho cada vez mais rebelde, as dividas aumentavam a cada dia, o emprego já não atendia as necessidades mais básicas e a falta da mãe, que falecera há pouco, ainda doía muito no coração já abalado com um enfarte.

Num súbito momento olhou em frente e viu nos galhos de um arbusto uma borboleta. Linda! em cores vermelhas margeadas por um branco cintilante.

Vanda se permitiu distrair-se com a imagem e de repente algo falou no mais profundo de sua mente: "Ela um dia foi uma lagarta, teve que vencer o duro casulo, tudo isso para que você viva este momento".

Vanda sentiu as lágrimas molhando seu rosto enquanto acompanhava o espetáculo da vida.

Sentiu que apesar de tudo, ainda valia a pena existir e continuar.