CONTO INTERATIVO - PARTE FINAL

Considerações sobre o conto:

Este conto está escrito com a participação de 20 escritores que acolheram a proposta de realizar um Conto Interativo. A partir de um fragmento de uma história de amor,(publicada como Conto Interativo – O Começo) cada escritor desenvolveu suas perspectivas literárias. O desafio estava em entrelaçar esses comentários, com mínima intervenção, criando assim o núcleo e o desfecho para a história.

MIGUEL RAMIREZ VEIO BUSCÁ-LA

ENQUANTO LUIZA(19) DIRIGIA O CARRO RUMO AO AEROPORTO DE SÃO PAULO...

Desde que conhecera Miguel Ramirez ela nunca mais foi a mesma.(16) Seu destino estava traçado(16) desde aquela vez em que uma cartomante lhe falara de um certo cavalheiro oriundo das terras espanholas.(5) Naquela época, ela era uma uma professorinha do interior de Manaus residindo no Rio para uma especialização complementar. (12).

Durante um espetáculo, Miguel Ramirez encontrou-se com sua silhueta de mulher esplendorosa (11), como uma alma cigana,(10). Imaginou-a vestida com toda pompa um deslumbrante vestido vermelho e preto, esguia a manusear como ninguém sua castanhola. (9) Ele não teve dúvida, ali mesmo ajoelhou-se e ofertou-lhe a mais bela rosa.(9) Com sua viola de doze cordas lhe cantou;(7)

"¡Tómame sólo con tus ojos, me voy con mis labios, voy a dejar un beso pero en la copa, no voy a mirar a la sed! ¡La sed que a partir de la elevación, si acaso pide bebida divina, si lo desea, el néctar del amor! Te envío una corona de flores de color rosa. ¿Cómo darte una esperanza que podría ser un afrodisíaco? Pero usted, que acaba de soplar sobre ellos. ¡Desde cuándo se producen y los olores, no estás sola, pero, que es perfume!"(7)

Miguel Ramirez era realmente um sedutor(8),fascinante trovador(10), um escandalo de sensualidade (17)mas também um músico carente que as vezes era tomado pelo teor alcoolico(12).

Naquela mesma noite amaram-se. Foi uma louca e extenuante noite de amor em solo tupiniquim(12), ali mesmo, na praia de Copacabana, no belo céu estrelado(11).

Desejo insano, paixão consumada com um eclipse do sol e da lua(13). Ao som da guitarra do amado tudo que era triste desapareceu.(11). Dançou para Miguel ao murmurar de promesas de amor eterno (19). “Tudo depende do momento e da intensidade dos sentimentos”(10).

Era um prazer sem medidas quando imaginava os olhos dele a lhe percorrer inteira,a sensação de pecado era um fogo no qual ela se deixava consumir (16).

Sempre desejara vagar pelo mundo. Sua alma cigana encontrara sua alma gêmea, então porque não arriscar?(19)

De súbito a ela lhe ocorreu convidá-lo a ficar em terras brasileiras.(8). Ele titubeia, precisava de tempo para uma decisão tão sedutora, mas tão difícil naquele momento(8).

No Brasil Luiza tinha importantes compromissos. Nenhum homem a faria desistir dos empreendimentos herdados do pai, especialmente agora que ele estava envelhecido e frágil (6)

Ele não poderia ficar, ela não poderia ir!(12)

NO AEROPORTO, MIGUEL RAMIREZ IMPACIENTE ESPERAVA A LUIZA...

Miguel empreendeu longa viagem somente para buscá-la, pois nunca a esquecera.(2) A paixão lhe deu asas. Uma loucura dessas, só se admite quando a alma ferve e o coração domina a razão. Mas neste lado do oceano, haverá reciprocidade? Reposta que angustia enquanto não vem. Desejo de saber, medo de não ter, de não ouvir o que queria: amor correspondido.(15)

ENQUANTO LUIZA DIRIGIA O CARRO RUMO AO AEROPORTO DE SÃO PAULO...

Agora ela uma mulher loura e linda.(3) Era uma mulher moderna e despojada.(5) Deixou de ser professora e passou a trabalhar num grande escritório no centro da cidade. Sua cabeça era pura matemática(5)

Viveu paixões e grandes decepções também. Certa vez, teve que fugir da perseguição de um amante desvairado. (2) Noutra ocasião,desperdiçou seis meses numa relação com um poeta.(3) Também trazia consigo um segredo que não poderia ser revelado a Miguel (11): num momento de profunda decepção, conheceu uma mulher e manteve uma relação homosexual. (4)

NO AEROPORTO DE SÃO PAULO LUIZA ENCONTRA-SE FRENTE A FRENTE COM MIGUEL RAMIREZ...

Aproximou-se e ele logo a viu,só então a tocou nos ombros e tirou duas passagens de ida para a Espanha,dizendo, “vamos”?(3)

Olhos nos olhos, Miguel, tomado pelo absurdo, declara sua paixão. Ela ri frente ao desatino. Como acreditar num desvario como tal? (15)

Será que indo para a Espanha não seria um tormento em vez de um conto de fadas? (8)

Mesmo com todos seus atributos masculinos Luiza não se rendeu aos seus encantos. Com seu temperamento forte e impulsivo desprezou a Ramirez(18). Ali mesmo no aeroporto, Luiza encerrou aquele futuro romance(14) porque já estava casada e muito bem casada(14). Amava um baiano cor de ébano, musculoso, lutador de capoeira, filho de Ogum. Esse filho dos terreiros, apesar da força física era um cidadão de paz(1)

Mas lhe prometeu uma compensação: como ela tinha um curso de línguas, se dedicaria exclusivamente a dar aulas de espanhol. Com isso, jamais esqueceria de seu quase-amante.(14). Secretamente ela construiria sua história(17).Virou as costas e seguiu seu caminho(15).

Miguel Ramirez quisera estender uma faixa no aeroporto sob o som de uma música brasileira, com os seguintes dizeres: "Por favor, minha querida, não vá embora, não!" (20) mas, sutilmente se despediu, colocou a guitarra na maleta e foi cantar em outra freguesia.(1)

Sabendo-se que a vida é frágil e cavalo selado passa-se uma vez apenas, é evidente que se tem que prestar atenção a esses sinais.(13)

Seguir aquele instinto, apelo do coração e da carne, seria maldade.(13)...

APLAUSOS PARA OS ESCRITORES!

1. J Estanislau Filho

2. Pedro Campos

3. Suzana Heemann

4. Ricardo Mascarenhas

5. Marina Alves

6. Anita D Cambuim

7. Pergentino Júnior

8. José Cláudio Cacá

9. Mi Guerra

10. Lena Pena

11. Bridon

12. Cristina Jordano

13. Francis Franca

14. Gdantas

15. Laerte Cardoso

16. Maria Mineira

17. Yara França

18. Kunti

19. Conceição Gomes

20. Antenor Rosalino

Millarray
Enviado por Millarray em 17/06/2011
Reeditado em 17/06/2011
Código do texto: T3040713
Classificação de conteúdo: seguro