O PREÇO DA VIDA

O cenário é uma região famosa da cidade do Rio de Janeiro. A penumbra traz a iluminação das estrelas e, aos poucos, os personagens da noite começam a surgir. Entre tantos observa-se numa esquina, um rosto moreno, com olhos puxados, lábios desenhados com forte maquiagem, num corpo bem feito coberto por poucos panos e um sorriso profissional que convida.

Se identifica como Lara. Diz ter dezoito anos e está sempre pronta para o prazer.

A "vida" foi a opção depois de de um caso de amor com um alguém que morreu numa batida policial depois de tentar assaltar um banco. A família apoiou num primeiro momento, mas com o tempo a "barriga apareceu" e as coisas ficaram diferentes. Foi a luta, tentou, mas a pouca escolaridade dificultou a procura. Ainda assim conseguiu algumas faxinas, mas com a chegada de Bruninho, foi obrigada a "dar um tempo" e ao tentar recomeçar conheceu Marilú, que a levou para uma festa promovida por jogadores de futebol. Viu e fez de tudo aquela noite. No final, dois mil reais no bolso. Decidiu continuar.

Cinco anos se passaram. Já não é mais a mesma morena da primeira festa, mas ainda é atraente. Porém, hoje pensa na vida e sonha com um pouco de carinho. Quem sabe um lar? Um marido? E o que mais preocupa: O filho que cresce a cada dia; Até quando vai conseguir simplesmente se vender?

Neste momento vê um carro se aproximando. Automaticamente age conforme o costume: Sorri, mostra um pouco mais das pernas. O carro para. Lentamente o vidro vai baixando. Ela olha para o rosto feminino que vai aos poucos se descortinando. O olhar é forte. Decidido. Há um sorriso profundo. Lara espera a proposta, mas surpreendentemente, a mulher estende a mão e mostra um folheto. Sem entender o que está acontecendo, Lara estende a mão e pega o papel onde vê o gráfico de uma cruz vazia e a frase: "Ele já pagou o seu preço". A mulher estende a mão para um comprimento. Lara retribui e sente o afeto e ouve "Jesus tem uma Nova Vida pra você". Aos poucos as mãos se separam, porém algo diferente fica na vida de Lara. O vidro vai aos poucos se levantando e o carro segue para outro ponto. Lara acompanha com o olhar e depois se volta para o papel, para a cruz e lê, só que desta vez em voz alta: "Ele pagou seu preço". Um sentimento de acolhimento toma o seu coração. Olha para um lado e para o outro e estranhamente não se sente mais a vontade alí. Decide. Se livra da pesada maquiagem, troca de roupa num banheiro próximo e volta pra casa no subúrbio carioca.

Ao chegar, surpreende Zuleica, a senhora que toma conta de Bruninho:

- O que houve?

Lara sorri, e responde:

- Nada. Só descobri que já pagaram o meu preço.