REFLEXÃO PARA VOCE - HOMEM...

... QUE NUNCA OLHOU NO ESPELHO.
Olhei para o espelho com a intensão de analisar o visual, pois tinha mais um dia de trabalho pela frente, afinal num país onde nada dá certo e por mais que se queira tudo não passa de mera ilusão.
No Brasil sempre há um grande culpado, ainda bem que nunca sou "EU",
... mas "ELE"...
.....ELE
...o vizinho, o cunhado, a sogra e acima de tudo o “GOVERNO”, ah! esse sim é culpado de tudo... e de toda essa maldita corrupção.
Mas a imagem que vi no espelho me chamou atenção...
... afinal porque não conversar um pouco comigo mesmo?
Então "MEU EU" perguntou:
-Será que o culpado de tudo não é "VOCÊ"?
...e me atropelou...
Você ao volante a 140 km/h lê na placa "velocidade permitida 110 km/h”, um carro em direção contrária dá-lhe um "sinalzinho" de luz, você “manera” o pé, mas o radar já registrou. Um pouco a frente o "homem" aponta o acostamento e você para entregando a habilitação com uma nota de R$50. O "homem" diz: - “manda vê”, até o próximo pedágio tá livre; um tapinha no ombro, um aperto de mão, e o velocímetro aponta 150 km/h, afinal a sensação de dever cumprido "o R$50" dá-lhe esse direito. Chega em uma grande cidade e resolve fazer algumas compras, o vendedor apresenta o preço, dá-lhe duas opções pagamento: à vista com desconto de 10% ou parcelado no preço de tabela; você apresenta a terceira, e se eu comprar sem nota fiscal? Sai da loja vai para o restaurante paga a refeição sai rápido e na primeira esquina percebe que o atendente do restaurante devolveu troco a mais, você alega pressa e toca a viagem em frente. Atravessa a fronteira, conhece o limite máximo para as compras, mas compra, dez ou vinte vezes a mais, se vale dos laranjas, afinal de lá prá cá e daqui prá lá tudo se arranja, na estrada uma sensação engraçada como se não tivesse feito nada, quem sabe a sorte me acoberte e consiga atingir o destino. Ao final do mês o "Governo" ordinário, come parte do meu salário, sem explicar algo que eu entenda, chama de imposto de renda. Eu revoltado procuro compensar por outro lado e no final do ano busco de alguma forma dar o troco a esse "Governo Louco" (só de pensar dá arrepio), com tantos recibos frios. Isso ainda é pouco para um reflexo, onde se encontram apenas duas pessoas; "Eu e Eu"... Eu reflexo e o Eu perplexo...
Mas a culpas me pesando aos ombros, procurei me levantar do tombo, comecei olhar para as pequenas coisas, e percebi que “a água em excesso no chuveiro”, “o sabonete não terminado no ralo do banheiro”, “o papel higiênico a mais”, sem contar as luzes acesas e os excessos de comida nos pratos sobre a mesa.
Posso ver com clareza...
Que com toda a certeza
... se não quero que este mundo chegue ao fim,
tem que haver um começo e deve começar por mim...
---///---

" Perguntei a um professor da USP. em 1988 " porque somente os corruptos governam?
Ele sabiamente me respondeu com outra pergunta.
-Porque você não se candidata?
...e explicou: todas as vezes que achamos alguém pior governando ou liderando, a culpa é nossa que nos omitimos...