Posso ajudar

Tantos anos de treinamento e trabalho com atendimento ao público, algo muito bom ficou em mim. Uma voz moderada em tom audível e natural, o que atraia sempre boas conversas em tom de acolhimento. Estava num dia de muito trabalho no call center, a pressão era grande para atingirmos as metas; lidávamos muitas vezes com clientes difíceis e insatisfeitos. Em final de ano então, virava uma loucura, só suportávamos em nome das férias já programadas. Eu era mais uma de tantas atendentes naquele plantão; aprendera a ter uma postura serena e cortês, sempre pronta a ajudar. De repente, a supervisão me chama e pede para que eu vá até o vestiário para ajudar a uma colega que não se sentia bem. Achando que poderia fazer alguma coisa, atendi de pronto. Encontrei uma pessoa tremula, apavorada de olhos esbugalhados, respiração ofegante, há um passo de um colapso. Segurei as suas mãos e intuitivamente transferi um pouco de minha energia para ela, havia desenvolvido também essa aptidão devido a pratica de meditação. E com voz pausada e comandos de relaxamento unidos a exercícios respiratórios consegui acalmá-la. Depois de refeita, desabafou ao falar que sentira ser atraída pelo sofrimento de outra colega; então pensei, é um efeito de sintonia negativa, preciso cortar essa ligação emocional.

E delicadamente afirmei que havia somatizado o momento da outra amiga, e que deveria sentar-se numa posição mais distante por algum tempo. Após concordar, voltou ao trabalho em equilíbrio. Descobri, a partir daquele momento, o poder que temos e não enxergamos, o quanto podemos ajudar os outros e nos ajudar também. Passei a observar mais as pessoas ao meu redor, a perceber quando alguém necessitava de ajuda. Quando se está em harmonia, a energia que desprendemos é muito valiosa, leva-nos a resultados maravilhosos; sim porque não parou por aí, outros chamados vieram ao longo do tempo, me fazendo uma pessoa melhor que ontem, e corroborando com a filosofia de vida que escolhi; posso ajudar.