A Lição do Cachorro Vira-lata

A vida é cheia de obstáculos, às vezes parece que nada vai dar certo por mais que nos esforcemos. Podemos ser bons, podemos ser até os melhores em determinada situação, mas por mais que nos dediquemos tudo sai errado. Lutamos e perdemos. E por mais que saibamos que perder faz parte da vida as pequenas derrotas vão se acumulando, minando nossas forças e enfraquecendo nossos corações. Nesses momentos nuvens sombrias cobrem nossas almas, deixamos de usar a razão e somos dominados por sentimentos devastadores, muitas vezes nos sentimos fracos, derrotados e inúteis, acaba-se a autoestima. Nessas horas muitos fraquejam tanto que perdem a vontade de viver. Encontram-se em um estado tão depressivo onde nada mais parece importar, sentem-se fracassados e perdedores, acham que chegaram ao fim da estrada e que a vida daquele jeito não merece mais ser vivida.

Muitos a nossa volta tão conselhos, mas a voz amiga dos outros é ensurdecida pelo canto triste que insiste em tocar no nosso interior. Nessas horas muitos também buscam a Deus, mas estão fracos demais para fazer uma prece.

Se for difícil perceber a ajuda dos homens ou de Deus então deixemos que um cãozinho vira-lata nos ajude. Mas como?

Bem lhes deixe contar o que vi certa vez: era um cachorro fedorendo e esquelético que andava pelas ruas, por onde passava era enxotado, ouvia as maiores ofensas, apanhava de homens e de outros cães e por isso estava sempre machucado, vivia com fome e quando achava algum alimento era remexendo restos deixados em algum lixo. Por muitos dias observei aquele pobre animal e pensava que a vida dele era tão ou mais miserável que a de muitas pessoas nesse mundo. Porém havia uma grande diferença: por mais miserável que fosse a vida daquela criatura ele não desistia.

Tive a prova disso quando o vi uma vez cair em um córrego. O pobrezinho estava muito fraco e logo a correnteza o levou alguns metros agua abaixo, algumas crianças ouviram os ganidos e correram, logo seguidas por alguns adultos. Infelizmente não podiam alcançar o animal, mas o pequeno cão não se entregava tentava nadar e sair do apuro em que se metera. Muitas pessoas diziam “não vai conseguir”, “esse já era”, “ele é muito fraco”, entretanto o cachorrinho bateu as pernas por vários minutos e conseguiu atingir uma das margens, sacudiu-se todo e saiu caminhando procurando por abrigo. Não o vi mais. Nem as pessoas que assistiram aquela proeza.

Muitos meses depois eu vi esse cachorro novamente, ele estava bem diferente, havia engordado e seu pelo estava lindo, por onde passava recebia um afago, o rabinho, antes metido no meio das pernas, agora sacudia alegremente de um lado a outro. Decerto havia encontrado um lar ou alguém que cuidasse dele. Mas o importante é que ele estava feliz.

E essa é a lição do cão vira-lata: por pior que estejam as coisas e mesmo que ninguém acredite em nós não devemos nos entregar nunca, não há mal que não possa ser vencido. Vale a pena lutar pela vida, vale a pena viver.

Luciano Silva Vieira
Enviado por Luciano Silva Vieira em 08/08/2011
Código do texto: T3146113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.