A DECISÃO DE NILSON

Decidiu e pronto! Lá estava Nilson, junto com Babão e Vadinho. Entraram num ônibus e logo depois Babão anunciou o assalto. Para ele era algo simples. Vadinho também já tinha participado de outros pequenos roubos. Porém, para Nilson era a primeira vez. Decidiu depois de se sentir cansado com a situação que vivia: A mãe que trabalhava o dia todo e não podia comprar quase nada; o pai que não dava a mínima atenção pra ele; a vontade de ter as marcas usadas pelos amigos e principalmente a sede por aventuras. Agora estava alí, recolhendo os pertences dos poucos passageiros daquele ônibus, enquanto Babão ameaçava a todos com um revolver.

Os dois eram amigos de infância e ostentavam roupas e tênis que todos queriam, mas poucos podiam comprar.

Nilson seguia a risca o combinado; "Olha com cara de mau e seja firme" foi a recomendação de Vadinho.

Até que chegou a uma senhora, que chorava baixinho. Sem titubear, gritou " Passa tudo ou leva chumbo". Porém sentiu algo diferente ao olhar aqueles olhos vermelhos cheios de lágrimas. "Meu filho, só tenho este dinheiro para passar o mês. Meu marido está acamado, doente e não tenho como coprar os remédios..." Ouviu surpreso.

As mãos passaram a tremer por algo esquisito. O coração apertou.

Babão notou a demora e gritou: "Comé quié... pegue tudo e vamo embora!". Nilson, alí na frente daquela senhora, já não sabia o que fazer. Lembrou-se da mãe. Olhou para Babão que devolvia o olhar com reprovação: "Vamo... Vamo".

Neste momento, Nilson se arrependeu. Não era para estar naquela situação.

"Não" gritou. Os comparsas olharam assustados. "Não!" gritou mais uma vez. "O que é isso rapaz. Pegue tudo e vamo embora" Ordenou Babão. "Não! já disse!" Respondeu Nilson.

De repente, um ruido de sirene. O desespero tomou conta de todos.

Babão passou a chingar a todos, apontou o revolver para Nilson e atirou.

A policia entrou em ação. Dois bandidos foram presos e o corpo de um menino de dezessete anos foi recolhido pelo rebecão.