Ela atacou-me

Otávio, perguntava à mulher onde estivera por toda tarde. Eucania Maria Tibiliça, com toda a sinceridade mertirosa que lhe cabia, respondeu que esteve com Natália, sou melhor amiga.

O marido sabia que essa não era a verdade, pois ele estivera toda a tarde com Natália, que, além de amiga de Eucania, era amante de Otávio. Mas esse argumento não poderia ser usado, pois sua mentira o impedia de alcançar a verdade.

Eucania na verdade estivera com seu novo amante. Então, temos um acena de mentirosos com as verdade que melhor lhes convinham.

Anos depois a mulher, num súbito momento de moralismo, resolve contar a verdade a Otávio, mas quando chega em casa ve Natália despedir-se calorosamente de Otávio. Então vem à mente de Eucania com clareza todas as coincidencias que ligavam Natália e Otávio. Ficou mais decidida a contar a verdade ao marido . "A vida é curta pra viver em mentiras".

Quando entrou em casa foi logo contando tudo ao marido, foi falando sequencialmente cada caso que teve, cada mentira que contou.

Quando ela acabou de contar, com os olhos, completamente emergidos em lágrimas, Otávio estava a sua frente com a sua pistola 380 apontada para ela. deu-lhe tres tiros.

Pouco antes de morrer, a mulher teve a certeza de que morreu não porque tinha mentido por anos, mas sim porque falara a verdade por alguns minutos.

Quando questionado, o traido traidor, por que tinha matado a mulher, ele respondeu a verdade que mais lhe agradava:

-Ela foi a culpada. Após descobrir que eu a traía, atacou-me. Tive que me defender.