NORA X SOGRA

NORA X SOGRA

Um dos filhos de dona Isabel foi estudar na Inglaterra, acabou se casando e por lá ficou. Sempre ocupado, raramente vinha ao Brasil, ela e o marido é que iam visitá-lo. Fizeram muitas viagens, principalmente depois que nasceu a netinha. Paparicavam a menina, o que provocava certo desentendimento na família. A nora nunca estava de acordo com tantos mimos. À medida que foi crescendo, os avós queriam trazê-la para passar férias aqui, mas a mãe jamais permitiu. Antes que ela se tornasse mocinha independente e pudesse viajar para onde quisesse, o filho de dona Isabel se separou da mulher e foi morar não sei onde, lá do outro lado do mundo. O contato com a neta se restringiu então somente a cartas e alguns telefonemas que foram se tornando cada vez mais raros. Isolada da família, a moça nunca demonstrou interesse em conhecer tios e primos. Não apareceu nem mesmo por ocasião dos últimos dias do avô. Felizmente outros netos estavam por perto e sempre cercaram dona Isabel de carinhos e cuidados.

Quando o primeiro deles marcou o casamento, não deixou de enviar um convite à prima inglesa. Parece que ela ficou alegrinha, respondeu que viria, sim. Afinal de contas, embora distante, também fazia parte daquela família. Mas não veio. Para surpresa geral, quem desceu do avião foi sua mãe!

Cheia de gentilezas exageradas, contou que a filha subitamente acometida de forte gripe não pôde viajar. Ninguém entendeu. A não ser dona Isabel, que lá no íntimo percebeu a malandragem da ex-nora. Passada a festa, declarou a todos:

- Esta mulher não veio aqui por “amor à família”, nem por causa dos nossos belos olhos. Além do passeio, aproveitando a passagem paga por mim, o que ela queria era ver com seus próprios olhos 'como' eu vivo, 'onde' moro e, principalmente, saber se já estou no bico do corvo!