Inteligente ou esperta?

Numa farmácia sentou-se ao meu lado uma senhorinha de 82 anos. (Perguntei é claro) e, tratamos de prosear até chegar a minha vez de ser atendida.

Ela: Como se chama?
Eu: Lenita e a senhora?
Ela: Rosa.
Eu: Bonito nome...
A conversa foi rolando. Aí então, pensei...Ela não pegou senha...e sentou-se será que não queria ser atendida?. Perguntei
Eu: Não vai comprar remédio?
Ela: Eu não menina estou com minha vizinha.
Vou te contar...
E começou ela...
Minha vizinha comprou um remédio e pagou 280,00 só que ela não vai tomar o remédio porque a médica receitou errado...
Eu: Dei um sorriso.
Ela: É a gente que é pobre não pode perder dinheirinho menina...
A Jacintina quer trocar o remédio.
Eu: Não terá nenhum problema...o remédio será trocado.
Ela: Sorriu colocando a mãozinha sobre a boca (Estava com baton vermelho).
Desconfiei que algo estava errado. Fiquei atenta e ela continuou...
- Você acha certo que ela troque o remédio?
Achei estranha a pergunta, mas não dei tanta importância... e ela continuou...
-Minha vizinha é minha comadre. Somos amigas desde a adolescência e ela sempre foi muito inteligente.
- Sorri de novo... Ela colocou a mãozinha na boca novamente e, é claro falou bem baixinho: ela vai trocá-lo aqui. Apontando para a comadre que arrastava o pé e queria falar com o gerente...Lá veio ele todo gentil com a senhorinha Jacintina.

Ele: A senhora tem a nota fiscal?
Ela: O que?
_ Nota fiscal?
Ela: Tenho não. (O não saiu baixinho). Esqueci onde coloquei.
Ele: Quando a senhora comprou o medicamento?
Ela: Me esqueci...tô assim AGORA esquecida que só...(Foi irônico)
Ele: Mas, eu preciso da nota fiscal
Ela: Troca logo moço que minhas pernas não me aguentam muito tempo e começam a doer ( E fez cara de dor). Colocou sua bolsinha cinza escura no balcão e começou a se contorcer. O gerente resolveu logo atendê-la. E ela sorriu quando ele disse:
_Um momento por favor...

Nós duas ficamos assistindo o teatro para ver seu final. Lá veio o gerente com o novo medicamento na mão. Acertou os detalhes. Ele mesmo levou a troca para o caixa e entregou o novo medicamento para a senhorinha.
Jacintina se aproximou e a senhorinha ao meu lado sorriu-me, levantou-se e abaixou-se ao mesmo tempo para alcançar meus ouvidos e disse bem baixinho "ela comprou na outra farmácia" e deu uma risadinha.
Fiquei ali pasma e pensante:
Inteligente ou esperta?