ESCOLHAS

Foi numa tarde chuvosa. Logo alí, na subida. Próximo a rua direita, onde uma aglomeração de pessoas denunciava que algo havia acontecido. Clarice, jovem professorinha dos juniores da Comunidade Cristã da região, acompanhava Marquinhos, um dos seus alunos.

Já ouvira os comentários, porém nada minimizou o impacto da cena: Jorginho; "O pequeno Jorge". Morto, caído numa poça de sangue. Jorginho, o menino que Clarice um dia convidou para participar do Grupo de juniores. Jorginho, que um dia aceitou o convite.Sorriu. Orou. Participou do grupo. Cantou no Natal. Jorginho, que homenageou a mãe no evento do mês de maio há dois anos. Jorginho, que um dia decidiu abandonar tudo e seguir o que ele chamou de destino. O mesmo do irmão mais velho, do primo e de alguns amigos... O destino que recrutava pequenos da comunidade, como soldados do tráfico.

Durante alguns meses, viveu o que chamam de "status do patrão" e passou a circular nas ruas montado numa moto, portanto uma arma com cara de "poucos amigos".

Clarice sentia as lágrimas como frases no coração. Falhara? Sim, falhara. Podia ter insistido mais. Podia ter ido a sua busca na boca. Podia. Podia e podia...

Ficou assim, em lágrimas até que sentiu o abraço de Marquinhos, companheiro de Jorginho nos tempos de Juniores. Marcos que teve a mesma duvida, mas que decidira ficar, ouvir e viver os Ensinamentos aplicados pela professorinha. Optou por não matar a esperança de viver algo diferente do que lhe era oferecido como "algo bom", mas que resultava em cenas como a que via naquele momento.

No silencio daquele abraço, Clarice sentiu o peso da escolha humana. A mensagem que ficou foi a dor da perda. Da impotência, diante do direito que cada um tem em escolher seu caminho. Assim, como Deus sente a cada escolha que fazemos.

Clarice sentiu que não podia desistir, muito pelo contrário, agora é que tinha que continuar. Trabalhar. Convidar e investir em cada um daqueles jovens e adolescentes. Enxugou as lágrimas, instintivamente segurou as mãos de Marcos e se foi.

Ubirajara Oliveira