COISAS DE FAMÍLIA II

Ainda não era seis horas daquela manhã de setembro. Um sábado.

Edith, levantou-se da cama para pôr os sacos de lixo no portão. Abriu a porta e sentiu o vento frio.

Olhou para o céu e viu as nuvens de possível chuva.

O sono ainda atordoava sua mente, quando de repente ouviu um choro. Primeiro pensou se tratar do sonho da noite que passava, mas a insistência a fez acordar para a realidade além do muro da sua humilde casa.

Abriu o portão e viu. Uma menina. Mais ou menos cinco anos. Branquinha. Cabelos despenteados. Sentada. Chorando.

Edith sentiu uma pontada no peito ao deparar com aquele olhar e a pergunta:

- Você viu minha mãe?

Por um momento, Edith não pôde responder, mas procurou controlar-se e arriscou:

- Não, mas o que você faz aqui?

- É que minha mãe saiu com o namorado dela e eu fiquei sozinha com meu irmão. Só que eu acordei e fiquei com medo do escuro e vim ver se ela está por aqui.

O que posso fazer? Foi a pergunta silenciosa da senhora, até que a menina continuou:

- Estou com fome.

Rapidamente Edith foi até a cozinha e preparou um pão com manteiga.

Voltou e ofereceu. A menina pegou o pão e comeu com vontade.

Depois perguntou de novo:

- Você sabe onde está minha mãe?

- Não! - Respondeu Edith.

A menina se voltou para o horizonte e passou a brincar com um pedaço de plástico.

A senhora ainda num misto de medo e duvida, resolveu levar a criança para dentro de casa, quando de súbito passou a ouvir vozes. Na verdade, gritos.

De repente, as figuras de um homem e uma adolescente surgiram na esquina.

A menina ao olhar o rosto da mulher deu um pulo e suspirou:

- Mamãe.

E se foi, correndo ao encontro.

A "quase" mulher ao se deparar com a pequena, fuzilou Edith com um olhar e gritou:

- O que você está fazendo aqui?

A menina parou em silêncio e a mãe continuou:

- Você tem que me esperar em casa! sua vadia!

Berrou, pegando a menina pelo braço e andando com pressa.

Edith ficou ali num choro doído; olhando a cena; com uma oração silenciosa que só dizia "Deus, ajude as crianças".