Cavalo Castanho

(*)

No Lugarejo, qual fulano dava mais pelo Lourenço, só por causa de ser amansador de cavalos?

No entanto, e por contas dele, os banzés no São Gregório custaram abaixar a poeira. Principiaram ali mesmo nas terras do Elizário, assim num de repente, até sem os tipos dos começos, porque era sábado e o Lourenço apeou de um burrão lustroso com honrarias, fez bonito no domingo; quando, na segunda-feira, sujou o prato onde comeu.

Recebido com puxassaquismos dos fazendeiros os mais notórios do Lugarejo, então nem se podiam recriminar as pantominas das mocinhas mais verdes. Por isso ficou espaçoso. Proseava arrogante nas vantagens, mas só bem curto, para não desencantar os segredos da fama. Adulado com carne assada e cachaça de engenho, logo solicitou licença para se retirar ao quartinho de dormir, já reservado.

Mais tarde, fazendo noite para as visitas de longe, Elizário, o proprietário da tropa, ria orgulhoso: a impressão tinha sido boa. Gente do ramo e gente curiosa cruzaram léguas para ver com os olhos um peão de fama no ofício, por contrato de empreita com o Elizário.

Domingo, muito cedo, o povaréu ajuntou-se no curral de montaria, muitos trepados nas cercas, porteiras e arvoredos de em-redor.

Lourenço repassou a tropa pagã e não caiu. Sustentou a valência do nome: “- Não era só reputação - conforme Elizário admitiu -; era talento de peão nascido”.

Depois do almoço, estava previsto o segundo repasse. Então, no pé da churrasqueira, Elizário descuidou e surpreendeu na rodinha de moças a filha dando asas maiores. Evitou ralhar, para não diminuir os incentivos ao amansador. Chamou a mulher para, oportunamente, dar conselhos de valia e atalhar as idéias da moça. Remoeu encafifado, porque esses casos não acabam com facilidade e vêm dos antigos.

A filha do fazendeiro então mandou um pedido: repassar o Cavalo Castanho.

Lourenço, com os fins de agradar melhor, apressou a montaria. De barriga cheia, caiu no segundo repasse. Cavalo Castanho veio de lá, pulou o cocho, disparando a correr e pular. Quando obedeceu as esporas, largou o peão. Quatro fulanos carregaram-no ao quartinho reservado. Parecia mal, serrando os dentes de dor. Não firmava das pernas. Depois, atordoado, iria vomitar. Prepararam salmoura com erva-de-santa-maria, ele berrava doendo a espinha.

O povo retirou-se inconformado. Amansador caiu de tolice, era opinião geral.

Elizário permaneceu morto de vergonha, mas decidiu ter uma prosa particular com a filha. Moça de quinze anos, chorava de aflição e remorso. O pai consolou-a, porque uma herdeira do São Gregório, com tantos gados e tropas de orgulho, não era prenda prometida a um amansador de cavalos.

Gritou dois encarregados e preveniu para vigiarem o quarto da moça, um na porta, outro na janela. Pelos seus raciocínios, sentia na filha a concordância sem tretas, mas de engodo. Homem experiente, não era de cochilar.

Ainda mandou ficar escuro, apagando qualquer lamparina. Entrou para o quarto dormir. Tranqüilizou a mulher, quem vinha de preocupação desde àquela tarde.

Mal clareando o dia, foi o destampatório da segunda-feira.

Elizário vociferava descontrolado, mandando arrumar cavalo pronto e trinta-e-oito cheio de balas. Montou e soltou capangas para campearem cada palmo daqueles mundos. Primeiro que chegasse na frente, pegasse os dois senvergonhas, amolecesse no porrete, trouxesse de-arrasto na cincha até as portas do São Gregório.

Mas ninguém , nem os peões mais práticos nos lombos dos animais mais rápidos da Fazenda, para superarem a ligeireza do Cavalo Castanho, levando no arreio os dois, o Lourenço e não a filha, mas a mulher do Elizário. Ganharam a distância e escapuliram.

(*) Conto integrante do livro "Fulanos e Sicranos", 2ª edição.

Milton Moreira
Enviado por Milton Moreira em 30/10/2011
Reeditado em 30/10/2011
Código do texto: T3307414
Classificação de conteúdo: seguro