QUASE PERDI O MEU AMOR

MINHA ESPOSA, SALETE, É HIPERTENSA, DIABÉTICA E CARDÍACA.

TODAS AS DOENÇAS SÃO UM RISCO CONSTANTE PARA A VIDA DE QUALQUER PESSOA.

QUANDO ALGUÉM COMO A MINHA ESPOSA, TEM MAIS DE UMA DOENÇA SE MANIFESTANDO, O MEDO, A ANGÚSTIA E A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA ABALAM QUALQUER TIPO DE PAZ, SERENIDADE E BOM SENSO...

O DIA AMANHECEU COM CARA DE FINADOS, POIS O ERA.

INSONE, SOMEI O RESTO DE NOITE COM O AMANHECER.

VIGIANDO AS PRIMEIRAS HORAS DO DIA, CONTINUEI LENDO ALGUNS TEXTOS DOS COMPANHEIROS DO RECANTO DAS LETRAS, E, AGUARDANDO A HORA DE IR PARTICIPAR DA MISSA CAMPAL, NO CEMITÉRIO DA IRMANDADE DO SENHOR JESUS DOS PASSOS, PARA EM SEGUIDA, VISITAR O TÚMULO DOS MEUS SAUDOSOS PAIS.

APRESSEI-ME AOS CHAMADOS DAS MINHAS IRMÃS QUE TENDO O MESMO INTENTO, ME OFERECERAM CARONA.

LOGO QUE CHEGAMOS AO CEMITÉRIO, COMEÇOU A MISSA.

UMA BELÍSSIMA CELEBRAÇÃO, PRESIDIDA PELO ENTUSIASTA ORIENTADOR ESPIRITUAL, PADRE WILMAR.

APÓS A MISSA, EU, MINHAS IRMÃS E O NOSSO IRMÃO CAÇULA, NOS DIRIGIMOS AO TÚMULO DOS NOSSOS MAIORES TESOUROS.

MINHAS IRMÃS FIZERAM UMA RÁPIDA E TALVEZ DESNECESSÁRIA LIMPEZA NA LÁPIDE, FLOREIRA E FLORES, ENQUANTO REZÁVAMOS E CONVERSÁVAMOS, POIS, NEM TODOS TEMOS UM CONTATO DIÁRIO.

VOLTEI PARA CASA POR VOLTA DO MEIO DIA. ENCONTREI MINHA ESPOSA AS VOLTAS COM SEUS AFAZERES: ALMÔÇO, ROUPAS, CUIDADOS COM FILHOS...

UM BREVE PAPO SOBRE A VISITA AO CEMITÉRIO E DE COMO FOI A MISSA. BELISCOS NA CARNE QUE ESTAVA QUASE PRONTA. UMA BOA XÍCARA DE CAFÉ... CIGARROS ANTES DE DEITAR E DORMIR... E DORMÍ...

MAL CONCILIEI O AGUARDADO SONO, E, MINHA FILHA, CATARINA, ME ACORDOU. APREENSIVA, MAL CONSEGUIU DIZER QUE A MINHA ESPOSA NÃO ESTAVA BEM, E, QUE EU PRECISAVA LEVÁ-LA URGENTEMENTE PARA O HOSPITAL.

QUANDO ME ACORDO OU SOU ACORDADO, SOU PÉSSIMA COMPANHIA OU VISÃO PARA QUEM QUER QUE SEJA. MAL HUMORADO, RANZINZA, PRECISO DE PELO MENOS DUAS HORAS PARA ENTRAR NO DIA. SEJA QUE DIA, OU, OCASIÃO FOR. MAS, POR TRATAR-SE DA MINHA QUERIDA E AMADA ESPOSA, SALETE...

PULEI DA CAMA, TRISTE E CONFUSO, É CLARO, MAS, PRONTAMENTE ME VESTINDO... MAL ASSEADO... MAL PENTEADO... VAMOS LÁ...

FOMOS EM CINCO NO CARRO DO MEU FILHO MÚRILO. ELE, A NAMORADA; MEU FILHO VINÍCIUS; MINHA ESPOSA EM ESTADO DE URGENTES CUIDADOS MÉDICOS, E, EU, ATÔNITO E IMPOTENTE PERANTE O ESTADO DELA.

PELO CAMINHO, ORANDO OU CONFORTANDO-A, TALVEZ NÃO CONSEGUINDO UMA COISA OU OUTRA, DEPAREI-ME COM A IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. JUNTEI OS CACOS DOS MEUS PENSAMENTOS, E, ENTREGUEI AOS CUIDADOS DO ALTÍSSIMO, O AMOR DA MINHA VIDA.

RAPIDAMENTE CHEGAMOS AO HOSPITAL GOVERNADOR CELSO RAMOS, NO CENTRO, Á POUCOS MINUTOS DE ONDE MORAMOS. CHEGAMOS, E, IMEDIATAMENTE COMEÇAMOS À SENTIR NA CARNE E NO ESPÍRITO, O QUE TODOS SENTEM AO TENTAREM USUFRUIR DO SAGRADO DIREITO DE PRESERVAREM O SEU BEM ESTAR, A VIDA...

A VIDA COM SAÚDE.

E DEU-SE UMA DANÇA MACABRA... ENTRE POR ALI... NÃO ESPERE, VOLTE, É POR CÁ...

A MINHA ESPOSA, ENTRE GEMIDOS E SUSSUROS, QUASE NÃO AGUENTANDO MAIS, O QUE É RARO, POIS, É O MEU ATUAL SÍMBOLO DE FORÇA E ESPERANÇA, IGUALANDO-SE A MINHA SAUDOSOSA E QUERIDA MÃE, PEDE-ME PARA TENTAR APRESSAR O ATENDIMENTO...

A SALA DE ESPERA DA EMERGÊNCIA ESTAVA LOTADA. NÃO SEI NEM POSSO PRECISAR OU QUANTIFICAR O ESTADO DE SAÚDE DE CADA UM DOS PRESENTES QUE ALI TAMBÉM BUSCAVAM AUXÍLIO URGENTE PARA OS SEUS GRAVES PROBLEMAS DE SAÚDE. MAS, QUE DEUS ME PERDOE, A MINHA PREOCUPAÇÃO ERA E SEMPRE SERÁ O BEM ESTAR DA MINHA AMADA. DEPOIS, MEUS PENSAMENTOS E ORAÇÕES BUSCARAM EM DEUS, O PEDIDO DE AUXÍLIO E CONFORTO PARA OS MEUS SEMELHANTES...

AVISTEI UM CONHECIDO, QUE TRABALHA NO HOSPITAL, E, COM SEU SOCORRO, MAS,AINDA COM MUITA DEMORA, CONSEGUIMOS ENTRAR COM A MINHA ESPOSA, LEVANDO-A PARA A SALA DE REANIMAÇÃO.

A SALA JÁ CONHECIDA, NÃO ME TROUXE BOAS RECORDAÇÕES. ALI, A MINHA AMADA MÃE SOFREU E AGONIZOU. TAMBÉM POR ALI PASSOU O MEU IRMÃO OSVALDO, O MEU FILHO VINÍCIUS, A MINHA ESPOSA SALETE...

E ENTRAM E SAEM... MÉDICOS, ENFERMEIROS, ATENDENTES DE ENFERMAGEM, PACIENTES, TÉCNICA DE RADIOLOGIA, PESSOAL DA LIMPEZA, SEGURANÇA...

... E NÓS ALI...

A MINHA ESPOSA, FRÁGIL E FRAGILIZADA... SENTADA NUMA CADEIRA DE RODAS, RECEBENDO OS PRIMEIROS CUIDADOS, OS PRIMEIROS MEDICAMENTOS. EU, MÃOS, MENTE E ESPÍRITO ATADOS.

OLHAVA PARA A SALETE. ACARICIAVA OS SEUS CABELOS, OMBROS, MÃOS E O ROSTO SOFRIDO, ENQUANTO BUSCAVA TRANSFERIR PARA CADA OLHAR DOS MÉDICOS, QUE O MEU SER COMEÇARA A ADOECER. DESEJEI MORRER MIL VEZES SE ISSO PUDESSE REANIMAR E FAZER SORRIR NOVAMENTE A MULHER DA MINHA VIDA.

ENTRA UMA MÉDICA, SOLICITA MAIS ALGUNS EXAMES, E,

MANDA-NOS PARA A SALA DE MEDICAÇÃO. MAIS EXAMES, MAIS SOFRIMENTOS E DORES PARA A SALETE, MUITOS TELEFONEMAS DOS NOSSOS FILHOS QUE TAMBÉM SOFRENDO, BUSCAM NOTÍCIAS DA MÃE...

VENDO A SALETE SENTADA NA CADEIRA DE RODAS, FIQUEI IMAGINANDO QUE O DESCONFORTO DAQUELA CADEIRA, ESTAVA LHE AUMENTANDO O MAL ESTAR. MOMENTO SEGUINTE, ME REFIZ DO TOLO PENSAMENTO, POIS, NAS HORAS, E MUITAS QUE SE SEGUIRIAM, ELA FICARIA EM OBSERVAÇÃO, SENTADA NUM AMONTOADO DE CADEIRAS ESTILO LONGARINA. ERA EVIDENTE E PENOSO O SEU DESCONFORTO. MESMO UMA CRIANÇA, NÃO SE ACOMODARIA POR MUITO TEMPO, NAQUELE ASSENTO DE TORTURA.

QUANTO TEMPO MAIS SOFRERÁ O MEU AMOR? QUANTAS FORÇAS MAIS ELA TERÁ PARA RESISTIR?

NUM RÁPIDO OLHAR PARA DENTRO DE MIM, SENTI ,QUE, EU NO LUGAR DA SALETE, NÃO RESISTIRIA UM TERÇO DAQUILO TUDO.

E, PASSAM-SE MAIS HORAS...

MAS, NENHUM SOFRIMENTO É ETERNO. O SOFRIMENTO, A DOR, A DOENÇA, NÃO PODEM SUPERAR O AMOR. TALVEZ, EU APEQUENENADO PELO SOFRIMENTO DA SALETE, PELA MINHA IMPOTÊNCIA DE EVITAR O SEU SOFRIMENTO E ARRANCAR-LHE A DOENÇA, A DOR, BREVEMENTE, MUITO BREVEMENTE, ESQUECI DO AMOR MAIOR...

OS MÉDICOS CURAM... NAS MÃOS DE DEUS.

DEUS É BOM. SÓ DEUS TUDO PODE...

E COMO EM INFINITAS VEZES... ELE PÔDE...

DEPOIS DE MUITAS HORAS, NÃO SEI QUANTAS, A SALETE COMEÇOU A DAR SINAIS DE MELHORAS...

QUANDO O DOUTOR RODRIGO, CONSTATANDO A REVERSÃO DO QUADRO DE SAÚDE DA SALETE, LHE DEU ALTA, FINALMENTE, O ROSTO DELA SE ILUMINOU, A BOCA AMADA QUE ANTES GEMIA E SUPLICAVA, ESBOÇOU UM SORRISO, E , ESTE ME RENOVOU.

COMO É BELO, ANIMADOR, RECONFORTANTE, TERNO, AQUIETANTE E BULIÇOSO, APAIXONANTE, INEBRIADOR... O SORRISO DA MINHA AMADA ESPOSA.

ENVOLTOS PELA LUZ RENOVADORA DO SEU SORRISO, VOLTAMOS PARA CASA. PARA JUNTO DOS NOSSOS FILHOS.

AGRADEÇO A DEUS POR VOLTAR PARA CASA, COM MINHA ESPOSA BEM MELHOR. AGORA, NÃO SORRINDO TANTO DEVIDO AO GRANDE ESTRESSE DO DIA, MAS, SE DEUS QUIZER, O AMANHÃ LHE TRARÁ MAIS VIGOR, NOVO ALENTO, E A SALETE VOLTARÁ A SORRIR.

SORRIR PARA MIM, OU, DE MIM... TANTO FAZ... EU SÓ QUERO O SEU BEM, O SEU SORRISO... E ME BASTA.

...GRAÇAS A DEUS...

MORACY GOMES FILHO
Enviado por MORACY GOMES FILHO em 03/11/2011
Reeditado em 03/11/2011
Código do texto: T3314439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.