"A FAMÍLIA GONÇALVES"

“A FAMÍLIA GONÇALVES”

Capítulo I

Sr. Elcio Gonçalves é um chefe de família exemplar...

Com 55 anos, é dono de uma empresa, deixada por seus pais, já falecidos.

Como todo empresário, trabalha bastante para manter o patrimônio que, com tanto esforço, seus pais conseguiram amealhar e que sua esposa Dona Marieta, compulsiva por natureza, não guarda escrúpulos por gastar!

A empresa de seu Gonçalves, como é conhecido,por todos, é uma rede de lojas de material de construção que administra com um número considerável de funcionários e com um único sócio, Sr. Rúbens, seu amigo de infância...

Sua família, é composta por: além de sua esposa Marieta, tem 2 filhos (Jorge, 18 anos e Júlia, com l6).

Além da esposa e dos filhos, tem os agregados: Esmeralda, empregada da família, uma senhora de seus 50 anos, semianalfabeta, solteirona, mas muito bem humorada; ajudou dona Marieta a criar seus filhos e tem, por eles, muito amor como se fossem seus filhos. Já é considerada da família; Silvana, 30 anos, namorada do Jorge e Ronaldo, l8 anos, namorado da Júlia.

Seu Gonçalves tem uma fineza no trato com as pessoas; Por isso, é muito querido, um ótimo patrão, ótimo marido, ótimo pai...

Quando fala na família, nota-se no seu semblante, um quê de tristeza. No fundo, não é totalmente feliz... Nos negócios, também, o faturamento caiu bastante e o seu padrão de vida tende a piorar, já desgastado pela gastança exacerbada de dona Marieta. Além disso, tem a preocupação com a educação dos filhos, que gostaria de partilhar mas que, infelizmente, seu trabalho não lhe permite... E se culpa por isso...

Dona Marieta, alienada, por conta de sua vaidade, quinze anos mais nova, só pensa em passeios, roupas e perfumes caros...Com fingida emoção, carinhosamente, pede-lhe sempre e ele, infelizmente, não consegue negar, mas argumenta:

- Marieta, tu sabes que a empresa não está em boa fase... Tens tanta roupa, por que queres comprar mais um vestido novo?

- Meu querido, fazemos parte de uma sociedade moderna e, por isso, temos que estar sempre prontos para os eventos sociais!

Seu Gonçalves procura fugir desses eventos; como sempre não consegue negar...

Os funcionários que gerenciam as 3 lojas de Seu Gonçalves, são profissionais de confiança e de muita responsabilidade. Por confiar na sua equipe, todo ano, a família se dá ao luxo de uma viagem ao exterior, porém, desta vez, por conta da crise, na empresa, não será possível...Seu Gonçalves comunica a seu sócio que está muito cansado e que vai tirar uns dias de folga, em casa mesmo, para descansar e aproveitar, também, para resolver certos problemas em família. Não sabe exatamente o que é, mas sabe que algo está nebuloso naquela casa... Pede a Rúbens que olhe com carinho a empresa e sai mais cedo, aí pelas 4 horas da tarde...

Chegando à casa, fica sabendo que dona Marieta não está.

- Esmeralda, você sabe aonde ela foi?

- Ela me disse que ia fazer umas comprinhas...

- E os meninos? – Esmeralda, já sabendo que ele iria perguntar, começa a engasgar... - não sei, acho que, que, que estão no quarto...E, para distraí-lo, oferece-se para preparar-lhe um lanche:-

- Obrigada, aceito um copo de leite morno,estou cansado e vou deitar-me. Quando minha mulher chegar, peça a ela que me acorde pro jantar...

Lá pelas 8 horas, dona Marieta chega e sabendo que o marido está em casa, vai direto ao quarto, acordá-lo:

- Elcio,querido, acorda! Acorda, Elcio! ... – Visivelmente sonolento, ele se levanta e vai ao banheiro lavar o rosto – Que ventos o trouxe para casa cedo, está doente? Sentiu-se mal, estou preocupada... (Oh Deus! Quanto fingimento...)

- Não , Marieta, apenas cansado... O jantar, está pronto? Estou com fome...

A mesa já estava arrumada para o jantar, preparado com esmero por Esmeralda. Era o risoto de camarão que o patrão tanto gostava...

Estavam prontos para se sentarem, quando aparecem, descendo as escadas, os filhos com os respectivos namorados: Jorge com Silvana e Júlia, com Ronaldo. Vinham alegres e sorrindo. Só não esperavam encontrar o pai, em casa àquela hora. Normalmente, ele chegava, sempre, às dez.

Seu Gonçalves viu que o que ele previra, estava certo. Sua família estava destroçada pela irresponsabilidade de Marieta. Não só ela, ele também se culpava por ser um pai ausente... Tanto trabalho, para que? Chegar em casa e encontrar o que encontrei? Não me conformo! Tenho que consertar isso...

Paro por aqui, estou cansada de escrever e acho que estão, tb, cansados de ler...Amanhã , prometo continuar...

Será que Seu Gonçalves vai conseguir consertar o que está errrado na sua família? Aguardem... Boa noite a todos!

Tete Brito
Enviado por Tete Brito em 20/11/2011
Reeditado em 25/11/2011
Código do texto: T3345857