BIRA COM IRMÃ DULCE

UBIRAJARA , O BIRA DONO DA LOJA DE ARTIGOS DE COURO, BAIANO ARRETADO, MASCATE, CAMELÔ, VENDEIRO, SONHADOR, COMERCIANTE NATO, PAI DE FAMILIA, CABELO CACHO DE ABELHA, MAS BEM CUIDADO, TEM SEMPRE UMA FILOSOFIA SIMPLISTA E AO MESMO TEMPO COMPLEXA, ARRUMANDO SEMPRE UM JEITO PARA DRIBLAR AS CRISES FINANCEIRAS, ENXERGA LONGE, EMBORA CONTINUA NAQUELE BATIDÃO, SUA LOJA É NO ESTILO 25 DE MARÇO,ELE SEMPRE SE LEMBRA DE SUAS AVENTURAS BEM SUCEDIDAS QUANDO AINDA MORAVA EM SÃO PAULO.

_ HOJE, 11/12/2011, AO PASSAR PELO CAFÉ REGINA NA RUA BARÃO DE JAGUARA, LÁ ESTAVA O BIRA QUE LOGO ME CONVIDOU PARA UM CAFÉZINHO, NESSA QUE É A TRADICIONAL CASA DE CAFÉ DA NOSSA CIDADE DE CAMPINAS. ALI ESTAVA ELE FAZENDO SUAS BRINCADEIRAS COM AS ATENDENTES, SENDO CUMPRIMENTADO POR TODOS QUE FREQUENTAM DIARIAMENTE O DISPUTADO CAFÉ, QUE AGORA DEPOIS DE PASSAR POR UMA REFORMA OFERECE AOS CLIENTES UM POUCO MAIS DE ESPAÇO ONDE DISPOEM DE ALGUMAS MESAS PARA BATE PAPO, ENQUANTO SE DELEITAM COM O FAMOSO CAFEZINHO E OUTRAS GULOSEIMAS DA FAMOSA CASA COMERCIAL.

UBIRAJARA, O BIRA, SEMPRE FALANTE, HOJE ME CONTOU COM MAIS DETALHES UMA HISTÓRIA VERÍDICA, QUE SEGUNDO ELE ACONTECRERA EM SALVADOR , BAHIA EM SUA ADOLECÊNCIA, JOVEM FORTE, BRIGUENTO, SEM PASCIÊNCIA, MAS HONESTO E CUMPRIDOR DE SEUS DEVERES, TEVE UM PEQUENO ENTREVELO COM UM COLEGA, ONDE DEU-LHE UM SOCO, CONHECIDO COMO 16 TONELADAS, QUE LEVOU A NOCAUTE O AMIGO INDIGESTO, QUE O PERTUBAVA E QUE AO SE RECUPERAR NÃO SE LEMBRAVA DO OCORRIDO.

BIRA, PREOCUPADO E QUERENDO MELHORAR O SEU IMPETO BRIGADOR ,FEZ ATÉ PROMESSA PARA CONSEGUIR SE LIVRAR DO PESO QUE CARREGAVA, O DE NÃO LEVAR DESAFOROS PRA CASA .PEGUNTOU-ME O QUE EU ESTAVA FAZENDO, PROFISSIONALMENTE FALANDO. DISSE A ELE QUE NO MOMENTO PRESTO CONSULTORIA NA AREA URBANISTICA E AMBIENTAL, PRESTANDO SERVIÇOS A PARTICULARES E TAMBÊM PARA EMPRESAS E QUE RECENTEMENTE ESTIVE EM MACEIÓ A TRABALHO E APROVEITEI PARA ESTICAR POR MAIS ALGUNS DIAS TIRANDO ASSIM, UM GOSTOSO E MERECIDO LASER.

BIRA LOGO JÁ DISSE QUE É ISSO QUE ELE PRECISA FAZER ,VIAJAR PELO BRASIL. AO MESMO TEMPO ME FEZ UMA OFERTA DE EMPREGO PARA ADMINISTRAR SUA LOJA INCREMENTANDO SUA ATIVIDADE COMERCIAL, POIS SEMPRE ME VIU COMO PESSOA BEM SUCEDIDA E DE GRANDE CULTURA, (PALAVRAS DO BIRA). PROPOSTA QUE DELICADAMENTE DESCARTEI DIZENDO QUE JÁ ESTOU COMPROMETIDO COM ALGUNS AFAZERES E QUE ENCONTREI NESSE SERVIÇO DE CONSULTORIA O QUE HÁ MUITO TEMPO EU BUSCAVA, PODENDO ALIAR O TRABALHO AO LASER, AGORA QUE MINHA FAMILIA JÁ NÃO DEPENDE TANTO DE MIM.

BIRA ENTÃO TIROU DE SEU BAU DE HISTÓRIAS, O DIA EM QUE CONHECEU IRMÃ DULCE, DEPOIS DE TER ELE PROCURADO POR MÃES DE SANTO E JOGADORES DE BUZIOS, TAROLOGOS, QUIROMANCISTAS E DEMAIS PROFISSIONAIS DO GENERO, E NÃO TER CONSEGUIDO ALIVIO PARA SUA HIPERATIVIDADE, CONSIDERADA POR MUITOS COMO ENCOSTO OU COISA MAL FEITA OLHO GORDO E ASSIM VAI, BIRA FICOU SABENDO QUE NUM DETERMINADO LUGAR EXISTIA UMA

MULHER JÁ CONSIDERADA POR MUITOS COMO SANTA, PELAS OBRAS BENEMÉRITAS QUE FAZIA JUNTO AOS POBRES. NÃO PENSOU DUAS VEZES E LÁ FOI O BIRA À PROCURA DE IRMÃ DULCE, AO CHEGAR NUM CASARÃO VELHO, MAS BEM CUIDADO, AVISTOU DE LONGE UMA SENHORA MIUDINHA COM UMA VASSOURA NA MÃO VARRENDO A ESCADARIA, BIRA SE APROXIMOU E MEIO SEM JEITO DISSE: BOM DIA MINHA SENHORA!

_ SIM MEU FILHO! RESPONDE ELA.

_O QUE DESEJA? E ELE AINDA MUITO ENVERGONHADO, SEM SABER O QUE DIZER, TROPEÇANDO NAS PALAVRAS, PERGUNTA:

_ SERÁ QUE SERIA POSSIVEL, HOJE OU AMANHÃ EU FALAR COM A IRMÃ DULCE?

_ FALE MEU FILHO, A IRMÃ DULCE SOU EU. BIRA LEVA UM CHOQUE E LAGRIAMAS VERTEM DOS SEUS OLHOS, ASSIM COMO AGORA AO ME CONTAR TAL EXPERIÊNCIA, DEPOIS DE TANTOS ANOS JÁ PASSADOS.

_O QUE VOCÊ PRECISA MEU FILHO? E BIRA AINDA ENGASGADO POR TAMANHA EMOÇÃO DIZ:

_ SABE O QUE É?! EU SOU TRABALHADOR, CUMPRIDOR DOS MEUS DEVERES,NÃO ROUBO NÃO MALTRATO ANIMAIS, NÃO TENHO INVEJA DAS PESSOAS, MAS VIVO TENDO MUITOS PROBLEMAS,POIS ARRUMO MUITA CONFUSÃO POR TER UM TEMPERAMENTO EXPLOSIVO DEMAIS, NÃO CONSIGO FICAR QUIETO. RECENTEMENTE DEI UM SOCO NUM AMIGO, ELE DESMAIOU E SUA MÃE, QUE DIZEM SER MACUMBEIRA, ME ROGOU PRAGA E EU, UMA SEMANA DEPOIS, CAI E QUEBREI O BRAÇO, ACHO QUE ESTOU MESMO ENFEITIÇADO. EU QUERIA SER DIFERENTE.

_OLHA MEU FILHO, FIQUE TRANQUILO. PODE IR EM PAZ. EU TAMBÊM JÁ FUI ASSIM: JOGAVA PEDRA EM VIDRAÇAS,VIVIA EM CONFUSÕES, DAVA RASTEIRAS E NÃO LEVAVA DESAFOROS PRA CASA. MEU FILHO ,SE QUISER FICAR AQUI COMIGO FIQUE A VONTADE , MAS LEMBRE-SE, VOCÊ NÃO ESTÁ ENFEITIÇADO E ESSE SEU JEITO VAI MUDAR, ASSIM COMO MUDOU EM MIM.

_BIRA AGRADECEU O CONSELHO, BEIJOU-LHE A MÃO E SAIU FELIZ E ALIVIADO COMO SE TIVESSE SUBIDO AOS CÉUS E VOLTADO CURADODE TODOS OS MALES QUE LHE AFLIGIA.

_ZÉ, AQUELA MÃO FOI A MÃO MAIS MACIA E CHEIROSA QUE EU PEGUEI ATÉ HOJE. VAMOS TOMAR MAIS UM CAFÉ?

_ NÃO BIRA, VOU PRO ESCRITÓRIO ENTRAR NA INTERNET E ESCREVER UM POUCO. E ELE DISSE QUE HOJE A TARDE VAI AO BAILE.

J R
Enviado por J R em 11/12/2011
Reeditado em 12/12/2011
Código do texto: T3383023
Classificação de conteúdo: seguro