SURPRESA AGRADÁVEL 


       Há algum tempo eu planejo escrever a genealogia da Família Gomes da Silva, buscando a ascendência dos meus bisavós Coronel Basílio e D.Conceição. As fontes de pesquisa são escassas. E acredito que tudo que havia a ser pesquisado em cartórios e secretarias de Igrejas já tenha sido feito pelo garimpeiro das origens das famílias do vale do Cariri, o historiador Padre Antonio Gomes de Araújo, meu primo em segundo grau. Até mesmo da descendência, já não é tão fácil fazer as anotações por terem alguns parentes ido morar em outros estados do País e termos perdido o contato com os mesmos há muito tempo, a ponto de não sabermos nada a respeito de seus familiares. 

       Mas como Deus tudo providencia, eu tive uma bela surpresa no dia 14 de julho dp ano de 2004. Estava da saída para o casamento de minha afilhada Geane Camilo com Marcelo, quando recebi um telefonema do primo Miran Basílio avisando-me da presença de uma neta, duas bisnetas, uma trineta e um bisneto a fim do Coronel Basílio, no Hotel Municipal, em Brejo Santo.Fiquei maravilhada com a notícia, contudo não poderia deixar de comparecer às núpcias dos afilhados.Cumpri a agenda da noite feliz mas inquieta, ansiosa, esperando a chegada do próximo dia para que eu pudesse conhecê-los. 

        Na manhã da quinta feira, dia 15, fomos juntos, Miran e eu, até o hotel Municipal onde eles se hospedaram e eu tive a felicidade de abraça-los. A prima Maria, que havia saído daqui aos 13 aos de idade, ali estava após 70 anos, isto é : com 83 anos de idade em companhia de duas filhas: Ïracema e Zuíla, do genro Ailton (esposo de Zuíla) e da neta Ariane. 

        Ela é filha do meu tio-avô Manoel Gomes da Silva Basílio, o popular Nenen Basílio, e parece muitíssimo com a sua prima Clotildes ( minha tia e madrinha da batismo), filha do meu avô Chiquinho Basílio. 

        A Zuíla lembra muito Lúcia Ambrósio e Célia Agnela (todas bisnetas do Cel.Basílio e D.Conceição). 
        A Iracema é muito parecida com Terezinha Alves, também bisneta do coronel Basílio.

       Tivemos dois dias maravilhosos. Visitamos inicialmente a Taboqueira, onde está o busto do Coronel Basílio, diante da casa onde ele morou e morreu. Ali, fomos fotografados, filmados e entrevistados por um repórter da Rádio Sul Cearense. Dali fomos visitar alguns parentes, entre eles Nane e Teresa Basílio e o Sr Luis Bastos.Em seguida nos deslocamos em direção da Prefeitura Municipal para que eles conhecesse o Edifício que leva o nome do nosso Patriarca. 

         Estivemos na Praça Dionísio Rocha de Lucena, onde eles viram o busto do cunhado da prima Maria. Dionísio foi casado pela primeira vez com Zina, uma da s filhas do Sr.Nenen Basílio. 

       Daquele local nos dirigimos para o sítio Cabaceiras a fim de fazermos uma visita ao parente José Lucena da Rocha, um dos bisnetos do Coronel Basílio que já havia estado há alguns anos atrás em casa da prima Maria no estado de São Paulo. 

       Almoçamos na casa do tio Euclides, com seus familiares. É uma pena que ele houvesse partido para Deus há tão pouco tempo, sem ter tido a oportunidade de rever a prima. 

       A noite muitos parentes estiveram reunidos na residência de Miran para conhece-los. 

      No dia seguinte, enquanto era feita a revisão do motor do Micro ônibus sob a vistoria do Ailton, visitamos a Igreja Matiz do sagrado Coração de Jesus, o Memorial Padre Pedro, a Pedra do Urubu, Cacimbinha, a Nascença; e de volta passamos em minha residência de onde elas se dirigiram ao Hotel Municipal para seguirem viagem à Fortaleza onde iriam visitar parentes paternos. Lá residem duas cunhadas da prima Maria, irmãs do seu esposo Almir, descendentes da família Bastos de Brejo Santo e conseqüentemente parentes do Coronel Basílio, pois este era irmão do Sr. Antonio Gomes da Silva Bastos que deu origem à família Bastos.

       As primas Maria,Iracema e Zuíla são tia e primas do Moisés do Shalom, em Fortaleza. O Sr. Almir Rodrigues Bastos, esposo da prima Maria, é primo legítimo do Sr. Luis Bastos a quem visitamos na 5ª feira antes de nos dirigirmos à Prefeitura Municipal. 

       O mico-ônibus que eles viajavam é um pequeno apartamento. Nele há as dependências necessárias a uma viagem confortável para uma senhora de 83 anos de idade que é amada por seus familiares. 

       Para aumentar a nossa felicidade aconteceu um fato curioso. Estava em Brejo Santo a passeio uma prima legítima de Zuíla e Iracema, a Letícia, filha do tio Senhor Basílio e elas tiveram a oportunidade de se conheceram. Também eu a conheci. Ela é a esposa de João Lucena Leal, um outro bisneto do Patriarca Basílio. João é irmão dda Terezinha qu e eu disse ter aparências da Iracema.

      Agradeço a Deus pelo presente tão especial e creio confiantemente que Ele abrirá caminhos para que ao retornarem ao São Paulo, encontrem os descendentes do nosso outro tio-avô Pedro Gomes da Silva Basílio que possivelmente moram lá. 

        Aguardo impacientemente o seu retorno ao estado de São Paulo e as notícias que nos darão, em breve.


Obs: Este texto foi escrito logo após a visita das minha primas à Brejo Santo.