Saiba escolher suas laranjas!!!

Toda quarta-feira, era dia de feira no Beco São João, onde era vendido: frutas, legumes, folhas para chá etc.Tudo muito fresquinho e de ótima qualidade. Muitas donas de casa, saíam cedo para fazer as compras, garantindo que tudo fosse comprado bem fresquinho... Outras preferiam ir na hora da "xepa", onde as coisas eram vendidas pela metade do preço, porém os produtos já não estão tão frescos assim. Toda semana, Dona Suzana e sua filha Júlia iam bem cedinho na feira São João e, como de costume, saiam em busca de verduras e frutas bem suculentas. Elas adoravam ir, era bom poder ver o movimento da feira, os comerciantes gritando, cada um querendo vender o seu peixe. A concorrência era grande!

Num dia de quarta feira, Dona Suzana não pôde ir, pois estava muito gripada, então pediu que a filha fosse e comprasse só o necessário para aquela semana, depois o entregador se encarregaria de levar as coisas para casa. A mãe então disse à filha: _ Júlia, aqui está a lista com as coisas que você deverá trazer. Procure os legumes mais verdinhos, veja se as frutas não estão “machucadas”. Cuidado quando for escolhê-las, principalmente as laranjas...

Então a menina seguiu para feira, lembrando das coisas que a mãe havia dito.

Com a sacola cheia e já perto da hora de voltar para casa, parou na barraca das laranjas e disse: _ Por favor, poderia me dar uma dúzia? O dono então respondeu: _ Pode escolher, freguesa, fique à vontade... É só colocar na bolsa.

A menina então foi colocando uma a uma, sem notar que uma estava podre, continuou enchendo a sacola. O dono da barraca ainda lhe deu mais duas como cortesia, e com entusiasmo, falou alto: _ Volte sempre! Dê lembranças à Dona Suzana!

Júlia chegou em casa, arrumou tudo para a mãe em seus devidos lugares, colocou os legumes numa caixa para que fossem lavadas e as frutas na fruteira, cada uma no seu lugar.

Passado três dias, a mãe, já recuperada da forte gripe, se animou para fazer um suco de laranja para o almoço. Disse à filha: _ Júlia! Pegue as laranjas na fruteira, vamos fazer um suco bem gostoso! A menina foi até a fruteira e quando começou a pega-las, notou que cinco delas estavam estragadas. Ela então disse: _ Mãe venha dar uma olhada nisso! Não entendo o que houve, todas estavam fresquinhas... Por que apodreceram tão rápido? Então a mãe disse: _ Você deve ter escolhido alguma estragada e não percebeu, filha. Então, como todas estão juntas, acabou contaminando o resto! Eu te avisei para ter cuidado ao escolhê-las, basta que uma só esteja podre para todas em muito pouco tempo ficarem também. A mãe ainda disse mais: _ Isso vale para tudo na vida, quando quisermos escolher algo na vida, precisamos prestar atenção, pois no meio de tantas coisas frescas e saudáveis, pode haver uma que esteja ali para "apodrecer" as que estão boas, sem que a gente perceba.

Cristal Castro
Enviado por Cristal Castro em 09/01/2012
Código do texto: T3430963
Classificação de conteúdo: seguro