SURDO!

Surdo

Fila dos carros na sinaleira, um barulho de aceleradas nervosas e um guarda no canto da esquina atrás de uma placa de propaganda de uma banca de jogo de bicho,divulgando o resultado do sorteio das 14hs e que chamava a atenção dos que fizeram sua “fézinha”,duvidando muito que alguém tenha ganho naquela milhar anotada como primeiro premio:0012,borboleta na cabeça.Porém o que vem ao caso é a cabeça do guarda, única parte de seu corpo que os motoristas poderiam ver e por causa disso alguns mais nervosos avançavam o sinal e o guarda obviamente na sua posição estratégica,estava no seu segundo bloco de multas no primeiro período de seu serviço.

A cada invasão do amarelo, seus olhos brilhavam e ficava como em êxtase, lançando mão de uma comparação, parecia um torcedor que pelo seu time desaba em alegria ao ver um gol de placa do seu ídolo artilheiro.E para quem tinha tempo disponível, tal fato,transformava-se numa cena hilariante, tal qual um teatro de revista, cujo ator principal nos faz chorar de rir, principalmente na cena final que sai correndo para ver a placa do carro do contraventor e volta a se ocultar na sua placa do jogo do bicho.Quem esta muito satisfeito com tal situação é o bicheiro, porque sua placa de divulgação é protegida como patrimônio da corporação.Mas isto tudo também não vem ao caso, que não é de jogo de bicho, tampouco de multas, apesar de nossa história ter começado nesta sinaleira .

O sinal estava aberto, fila interminável,todos procuravam aproveitar o verde, aceleravam nervosos,inclusive a velha Kombi do surdo,que sou testemunha ocular e auditiva das tentativas de aceleradas e que quando chegou embaixo do semáforo, este mudou para amarelo e na lerdeza de sua arrancada não deu tempo,ultrapassou no vermelho.

O guarda altamente treinado para a ação, numa corrida e num salto estava na frente do elemento que invadiu o sinal com o bloco de multa em riste,parecendo Dom Quixote pronto para atacar o moinho.

-Documento cidadão!!Disse calmamente o guarda, antegozando uma multa que jamais poderia ser recorrida,porque iria fazer o infeliz assinar.

-Hã?

-Documento do veículo,sua carteira de habilitação e identidade!!-Repetiu o guarda, com uma cara disfarçada de James Bond.

-O senhor me desculpe, mas poderia falar mais alto- Pediu o motorista

-O senhor ultrapassou o sinal vermelho,vou ter que multa-lo,e quero ver os seu documentos!!!

-Eu não estou ouvindo o senhor, sou surdo, o senhor poderia falar mais alto!

O quarda se aproximou do ouvido do motorista e gritou:-Eu quero ver os seus documentos!!!

Berrou tanto que o transito parou, o buzinaço foi infernal.As pessoas que por ali passavam não entendiam o que estava acontecendo e o guarda repetia cada vez mais alto.

-Cidadão me mostre os documentos !!!

E o motorista repetia:

-O senhor poderia falar mais alto!

Virou gozação,as pessoas em volta gritavam em coro:

-Mostre o documento pro guarda!

Um vendedor ambulante que estava passando,aproveitou a oportunidade para vender os seus produtos e seu grito passou a formar um coral de malucos:

-Olha a pamonha!Olha a pamonha!!

-Fala mais alto!

-OLHA A PAMONHA!!!

-Não é você seu burro é o guarda, gritava o pessoal da assistência.

-Mostra o documento!! Gritava o guarda

-Tá carente é? Gritou um engraçadinho.

-Olha a Pamonha!!

-É a mãe!!

Foi a gota, o pau fechou,o vendedor recebeu o tabuleiro da pamonha na orelha, um maluco deu um pontapé na lateral da Kombi,um outro motorista pulou e tentava morder a orelha do chutador,o guarda correu e se escondeu atrás da placa do jogo do bicho, mas não adiantou, um careca pegou a placa e deu na cabeça de um dos dois que tentavam pega-lo.

O guarda quando viu que seu esconderijo estava prestes a ser rebentado na cabeça do elemento que vinha perseguindo o outro elemento, passou a mão no tresoitão e deu um tiro para cima.Todos correram, menos o motorista da Kombi, ele não ouviu o tiro. A ordem foi retomada.O guarda olhou para o motorista e disse:

-Isto tudo foi por sua culpa, por favor me mostre agora os seus documentos e o documento do veículo.

-O motorista não disse nada, através de gesto o conduziu até a traseira do veículo e lhe apontou uma placa verde ao lado da obrigatória e lhe disse:

Eu sou surdo, o senhor poderia falar mais alto!.

Não se tem certeza, mas disseram que o guarda ficou internado trinta dias e no tempo que esteve em repouso estava tendo lições para falar através de sinais