Lição de moral de um andarilho

Foi no dia 20 de fevereiro de 2012, Segunda feira, de carnaval, no horário da manhã que aconteceu esse fato marcante comigo e um primo meu.

Meu primo estava de visita em casa e ia voltar neste mesmo dia, seu pai o meu tio já tinha combinado que depois do almoço em família iria voltar para sua cidade no Norte do Paraná, então convidei meu primo para dar um rolê de moto comigo onde ia mostrar alguns lugares do município de Pinhais que moro e também uma parte de Curitiba, já que são divisa os Municípios.

Saímos de moto, ele de garupa e fui mostrar alguns lugares, já que o tempo não permitia mostrar muito, pois meio dia nós devíamos estar na casa de outro tio meu para o almoço, mas como passeios com hora marcada é difícil cumprir, vou tentar ser fiel ao horário.

Durante a volta meu celular começou a tocar, isso já era quase meio dia, parei numa esquina e fui atender o celular, era minha mãe perguntando se já estávamos chegando, senão ia atrasar a volta, falei para ela que ia só mostrar um último lugar para meu primo e mais uns dez minutinhos estávamos de volta.

Estava com a moto ligada e parado na esquina, dai engatei a primeira e comecei a sair, nisto estava vindo um andarilho, com roupas velhas e rasgada, com cabelo por pentear e barba por fazer e com sacolas nas mãos, como um mendigo, ou andarilho pela sua vestimenta.

Dai ele parou antes de cruzar a esquina e me perguntou bem assim:

- Dai vai para a direita, ou esquerda!

Eu respondi.

- Vou para esquerda.

Ele retrucou assim:

- Então dê a seta!

Na hora meu primo me Zoou, recebendo lição de moral de um andarilho, é para acabar hein.

Fiquei sem palavras na hora e já em seguida disse para meu primo.

- Hoje eu aprendi com um andarilho.

A conclusão que tiro desta lição, é que não é porque uma pessoa não tenha estudo, ou formação que ela não pode ensinar, não é que ela viva na rua a mendigar, que ela não possa ter um ensinamento para te dar, ela também tem cultura, diferente da nossa, claro, mas deve ser valorizada do mesmo jeito, portanto não despreze seu semelhante, pois temos muito a aprender com ele.

22-02-2012