QUASE

"Minha queria Regina, gostaria de te dizer que não é com pouca angústia no meu coração que te escrevo esta carta, até mesmo por ver, cada vez mais próxima de mim, aquela que finalmente irá findar os meus dias de sofrimento nessa terra. Nesse derradeiro momento queria te escrever tudo que esteve guardado durante anos no meu coração atribulado e que, à duras penas, consegui esconder de você e de todos que estavam à minha volta.

Lembra-se daquele dia, na praça, quando estávamos sós, e você me perguntou porque estava com o semblante tão sério apesar de ter voltado de viagem recentemente e ter te reencontrado juntamente com todos os meus amigos? É porque naquele dia, naquele exato dia, eu tinha me decidido por te revelar toda a verdade, dizer tudo o que eu pensava a respeito de ti, mas me faltou coragem e falta de escrúpulos suficientes para pensar mais na felicidade própria do que na tua e daquela que me amava no momento. O fato é que quase eu disse que te amava. Quase revelei que sentia por você uma profunda admiração e que tinha um interesse completo e avassalador por tudo que te dissesse respeito. Mas eu não podia ignorar a minha situação no lugar onde residia, agora. Amália me esperava no interior e em breve eu teria que voltar para o trabalho e ela estaria me esperando de braços abertos na estação de trem. Enquanto você tinha o seu noivo Edgard, aquele moço belo e dedicado que pouco a pouco eu sabia que tomava conta da sua vida e quem sabe até do seu coração, depois que eu partira da capital.

Agora, aqui, ardendo em febre nesse leito, as frágeis considerações dessa vida já não fazem a menor diferença pra mim e eu só queria gritar aos quatro cantos do mundo que só amei de verdade uma pessoa nesse mundo. Foi você, Regina. Mas igualmente agora, como te revelei esse segredo, gostaria também de te dizer a razão porque guardei-o por tanto tempo, embora ardesse terrivelmente em minha alma o desejo quase insuportável de largar tudo que eu tinha e ir ao teu encontro acontecesse o que acontecesse. A síndrome dos quase. A verdade é que a minha vida foi um infindável e eterno quase que tomou conta de todos os campos da minha vida e seja o que fosse que eu resolvesse fazer, ela estava sempre presente. A sua terrível sombra amaldiçoadora pairava sobre toda e qualquer atitude que eu tomava.

Eu fui quase feliz, quase consegui conquistar as coisas que mais queria, quase tive a melhor relação sexual do mundo e por fim, quase encontrei e fiquei para sempre com a pessoa que amava.

Lembra-se daquele concurso que eu fiz para o Banco do Brasil? Como eu consegui o segundo o lugar e eles chamaram apenas o primeiro deixando o resto na reserva, e que teria feito, com certeza, que eu ficasse sempre do seu lado e consumasse definitivamente o nosso amor? Aquele foi apenas o início das desgraças que se acumulariam na minha vida, todas beirando ao abismo, quase chegando ao fim, mas devido a alguma força milagrosa, sádica e indiferente sempre me afastando do fim ou do objetivo que eu queria alcançar.

Eu quase cheguei a ganhar na loteria, acreditas? Jogava sempre o mesmo número na mega-sena e quando via que estava cada vez mais distante o sonho de ganhar, nunca desistia de apostar e sempre ia lá e fazia minha aposta confiante de que se um dia tivesse de ganhar seria com aquele número da sorte que me tornaria milionário. E você sabe que número maravilhosos era esse, Regina? A data exata em que nos encontramos pela primeira vez. Os dias mais felizes da minha vida foram passados ao teu lado. Aquele beijo na beira do açude ainda faz com que eu me sinta vivo quando recordo o doce sabor dos teus lábios. Se existiria um número que me faria melhorar de vida e realizar o que eu realmente queria, seria aquele, onde se encontrava, simbolicamente encerrado, os melhores momentos da minha vida!

Pois você acredita que, certo dia, quando conferia o resultado da loteria no jornal, lá estava ele, sem tirar nem por um único número, impresso no jornal daquele dia! Eu tinha me tornado milionário e finalmente poderia largar tudo e partir em busca dos meus sonhos! Eu até já planejava as nossas viagens pelo mundo! As pirâmides do Egito, o grande Cânion, a Grécia, o México, o mundo estaria de portas escancaradas para nos receber!

Mas você acredita que quando eu coloquei a mãos no bolso, em busca daquele bilhete que mudaria a nossa vida eu não encontrei nada além de um maço de cigarros e um lenço todo amarrotado! Procurei desesperado em tudo quanto era lugar, fui na lotérica, revirei todo o lixo de lá e nada! Nem sinal do bendito bilhete!

Tempos depois, quando eu já havia sido transferido daquela cidade, fiquei sabendo da historia de um certo mendigo, que enriqueceu da noite pro dia! Tudo porque teve a sorte de receber um bilhete de loteria junto com umas esmolas! Era o meu bendito bilhete que fora tirado do bolso junto com algumas moedas para dar a sorte, que era minha, para um mendigo de rua! Eu quase me tornara um milionário!

Regina, o momento está chegando. Estou cada vez mais ofegante e a febre está muito alta. Quero reiterar minhas palavras e dizer que tudo que eu fiz foi com a única intenção de te proteger. Talvez tenha sido melhor assim. Espero que o Edgard esteja bem. Estou apenas aguardando o último parecer do obstinado médico da família que tem tomado conta da minha saúde. Embora eu tenha sido desenganado, ele insiste em prolongar o meu sofrimento aqui nesta terra com diversos tratamentos, o que tem resultado numa luta vã por uma vida que pra mim já não faz mais sentido há muito tempo.

Um beijo, meu amor! Aquele que eu não posso te dar presente e espero que entendas o que acabei de te escrever! Adeus!"

PS. A maldita obstinação do meu médico e os benditos avanços da ciência fizeram com que eu tivesse uma considerável melhora três dias antes de postar essa carta! Ou seja, eu quase morri também! Essa maldição parece querer me acompanhar por toda a vida e talvez eu possa até me tornar uma múmia cheia de ódio, indignação e desprezo, mas não me seja permitido o repouso e descanso dos mortos! Tudo isso por ter sido amaldiçoado com o terrível destino de quase viver, quase morrer, quase te ter, quase te esquecer.