CHOCOLATE NA TABACARIA

devo sai à tarde pra comprar o presente dele e penso. fico indiferente diante das vitrines dos grandes magazines e penso. peço um sorvete na padaria e penso. há pouco tempo se dizia da cidade que esse lugar no mapa era o fim da linha, que fazer compras tinha endereço na cidade vizinha... hoje em qualquer esquina, com um pouco de exagero, pode se encontrar mercadorias e preços. morei nesse bairro quando ainda não havia aqui mais que duas lanchonetes e hoje tudo está mudado: é o progresso pelo qual pagamos icms. mas ainda não comprei nada para dar de presente hoje à noite, então, melhor apressar o passo e traçar melhor o roteiro. caminho de oficinas mecânicas, à farmácias, postos de gasolina, e bares, muitos bares, daqui posso ver um shopping, sapatos e gravatas é o que não procuro. do alto da avenida tenho uma vista privilegiada do centro da cidade que se espalha num ritmo concreto e dou as costas para a zona norte, e penso que talvez que o presente ideal fosse algo que traduzisse esse espírito de crescimento, de euforia, de fartura ou, ao contrário, algo que demonstrasse a efemeridade das coisas que pretendem nos impressionar, então peço coca-cola no bar da esquina e reparo que não vendem cigarros ali. dou meia volta e fico parado diante do sinal vermelho do semáforo, o trânsito impede a passagem dos pedestres, sem pressa espero o fluxo, os sinais, as cores no semáforo. é nesse momento que reparo na tabacaria. a tabacaria não está ali por acaso, foi inventada para corresponder ao desejo de encontrar um presente de aniversário. a menina atendente que vem tem o lábio inferior borrado e antes de dizer "oi" joga no lixo a embalagem que cobria seu kopenhagen. a variedade de formas, cores, coberturas, recheios, embalagens, caixas para presente invadem meus olhos e não consigo decidir, chocolate na tabacaria, o melhor presente, peço cigarros e pago. saio da loja e percebo que estou atrasado, decido que a vida é breve e que levarei chocolate hoje como tenho levado os dias. o tempo que durar o sabor amargo e doce, estarei com ele. penso que amigos e parentes não vão compreender que eu me apresente hoje à noite com chocolates nas mãos, penso que preciso aproximar ideias desencontradas em orações simplificadas. penso e tenho dúvidas se carecemos mesmo de realidade.

*

*

Baltazar Gonçalves

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 15/03/2012
Reeditado em 14/04/2018
Código do texto: T3556385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.