Brincadeira de barbeiro...

Quando adolescente eu frequentava um salão de barbeiro comandado por um amigo que tinha apelido de Turcão.

Sim, era Turcão porque era descendente de libaneses e quando jovem ficava morrendo de raiva quando o chamavam de turco.

_ Não sou turco, meu pai é do líbano. - retrucava com raiva.

Por isso, o apelido de Turcão pegou e não mais largou.

O Turcão era um exímio barbeiro. Cortava cabelo muito bem, e era um artista da navalha. Todo mundo gostava de ser barbeado por ele.

Sempre que eu estava no salão, pegava a navalha e ficava admirando. E o Turcão não podia ver que eu tentava manobrá-la que já dizia:

_ Larga isso, rapaz, não brinca com navalha que isso corta muito e já vi muito acidente acontecer do nada.

Certo dia, um senhor de uns 50 anos que era amigo do pai do Turcão pediu que este lhe fizesse a barba.

O senhor sentou na cadeira e se ajeitou. O Turcão colocou o avental no homem, pegou o potinho de espuma e também um pincel de pêlo de lontra, tomou sua sua navalha e começou a amolá-la em uma tira de couro de anta que ficava dependurada junto ao espelho frontal.

Ele levava e trazia a leve navalha num ritmo rápido e preciso. O senhor na cadeira, olhou para o Turcão e disse:

_ Cuidado com isso, hein rapaz. Cuidado pra não me cortar.

Realmente não sei o que deu na cabeça do Turcão. Ele foi inventar de brincar com o amigo do pai dele e passar a navalha de costas no pescoço do velho apenas para assustar, mas algo deu errado. Ao invés de passar as costas da navalha, ele passou o fio no pescoço do velho e abriu um corte do tamanho de uma boca no gogó do pobre homem.

O sangue jorrava sem gaveta e o homem desmaiou de susto.

O Turcão pegou um monte de toalhas que estavam na barbearia e tentou estancar o sangramento, nisso pediu ajuda e colocou o homem dentro de seu "Fiat 147 testa de touro" e saiu em disparada rumo ao hospital.

Felizmente o homem perdeu uns dois litros de sangue, mas teve o corte suturado, então foi medicado e saiu sem maiores sequelas, contudo, ainda carrega a cicatriz no pescoço provocada pelo barbeiro bricalhão.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 11/04/2012
Reeditado em 18/04/2012
Código do texto: T3606483
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.