Reunião

Em uma reunião social que se pode observar como uma sociedade se porta, distinguir seus valores em conversas triviais, percebendo o que de fato nutre o meio social. Este é mais uma de tantas, com pessoas reunidas por algum motivo festivo, algo ocasional, que aglomera diversos tipos de individualidades em uma tensão nada sutil, mas que se faz moderada pelo ambiente festivo. Não importa se são familiares ou de companheirismo, reunir é sempre uma fonte rica de estudos e averiguações de interesses.

No topo do prédio, chamado terraço, pessoas se amontoam, geralmente formando um círculo, talvez um quadrado, mas sempre ao redor de um vale. Rostos são vislumbrados e olhares perseguem os que estão na outra extremidade. Quem passa no centro atrai a atenção, mesmo de forma despretensiosa. As crianças sempre parecem alheias aos acontecimentos, embora participem deles de forma bem ativa. Uma mulher de cabelos pretos discute sobre vestidos vistos em uma vitrine de shopping, declarando predileções por modelos. Um homem calvo passa balançando a cabeça, em um gesto mínimo de desagrado ao assunto, se dirigindo a mesa de guloseimas.

Junto à mesa, dois rapazes, um de corpo atlético e outro roliço, tagarelam acerca de cenas televisivas, comentando sobre o sabor do que degustam. Chegam a se exaltar sobre determinados assuntos de esporte, dizendo sobre isso ser melhor do que aquilo. Risadas altas soam. Um idoso dança de forma cínica, sem companhia, simulando com os braços uma parceira de dança imaginária, tentando conduzir uma menina que se desvencilha e vai buscar algo para beber. No instante em que uma senhora gorda desliza em uma poça de água, causada elo derretimento do gelo que fora trazido para resfriar as bebidas. A música é aleatória, sendo que inicialmente tocam as mais agitadas, para animar os reunidos.

Segurando um osso de frango roído, uma idosa faz gestos exagerados, alegrando-se ao ver um bebê no colo dos pais. Um grupo comenta sobre política, dizendo que os índices de corrupção estão alarmantes, mas que nunca se faz nada a respeito, completando que é o problema do país, falando muito e fazendo pouco. Comenta que um comerciante conhecido faliu recentemente, tendo que se sujeitar a empregos impensados para sustentar a família. Um senhor se intromete no assunto, dizendo que religião é solução, mas que muitos não percebem. Alguém comenta que o comerciante é bem religioso. O homem completa que os desígnios são misteriosos e logo ele dará uma guinada.

Mulheres discutem sobre cabelos, comparando comprimentos, cores, texturas. Uma delas cita um evento próximo, a necessidade de salão para deixarem a cabeleira majestosa. Outras duas, em separado, comentam sobre como uma ou outra engordou e o mau gosto do penteado, assim como do modelo da roupa que não favorece as formas físicas. Todos olham um garoto que chora após ter corrido e cair de rosto no chão. É socorrido e soluça no colo da socorrente. Um homem grita ao começar uma canção, dizendo que essa música o emociona. Dois outros brindam e se deliciam apreciando volumes de bustos expostos em decotes, coxas que se insinuam e glúteos que se avolumam, criando curvas nos tecidos.

Um senhor comenta sobre a necessidade do militarismo, exalta tempos de ditadura, chegando a apontar para jovens, comentando a necessidade do homem em ingressar no serviço militar. Alguns apenas balançam as cabeças seja de forma negativa ou positiva, conforme o agrado ou desagrado acerca de determinado assunto. Dois namorados se beijam de forma discreta, abrindo um sorriso quando alguém passa e comenta sobre o romantismo. Um cão rosna ao tentarem lhe retirar um pequeno osso que conseguira angariar de forma sutil. Pessoas se animam e dançam no centro, com espectadores que aplaudem, dão risadas, até mesmo debocham de determinadas figuras desajeitadas. Na troca de pares, uma moça de enrubesce ao sentir que o corpo do rapaz que a conduz, mostra-se teso nas partes íntimas, sentando em seguida com olhares de flerte e não revelando o acontecimento. O rapaz demorara mais a se sentar, aguardando o membro esmorecer.

Senhoras na cozinha comentam sobre assuntos variados. Uma delas ressalta a distinção de um dos senhores, como possuidor de propriedades, o filho formado em curso considerado de valor financeiro. Um dos rapazes se aproxima com intuito de buscar mais bebidas. Perguntam se já está próximo de se formar e quais os planos futuros? O jovem encabulado fala dos planos, a carreira que pretende exercer. Falam sobre cifras, qual a melhor forma de ele conseguir uma boa renda na área pretendida. O que exaltara o militarismo se junto ao grupo, exalta a necessidade do homem em trabalhar, sustentar a família, ter ambição financeira. Começa a relatar o quão cedo começara a labutar, enquanto o jovem saía se desculpando, interrompendo a conversa para atender o pedido de mais bebidas que havia escutado.

Do banheiro, uma jovem sai contrariada, dizendo que os homens urinaram o assento e ao redor da privada, ficando inviável utilizar o sanitário. Um banheiro foi deixado para uso exclusivo das mulheres. Pensativo, um rapaz se distancia, quando um outro se aproxima e comenta ter sabido da sua situação, que encontrava-se desempregado. Procura animá-lo, dizendo que apesar do momento difícil, logo estará prosperando, ainda mencionando sobre possíveis vagas que lera no jornal ou ouvira alguém comentar. No outro extremo, duas moças desabafam sobre seus relacionamentos, expondo conflitos e necessidades íntimas.

Chega um dos convidados mais esperados. Uma senhora comenta que é o mais bem sucedido dali, e observa que está trajando roupas elegantes, que reconhece pela marca, que é caríssima. Correm ao encontrar para cumprimentar o casal. Perguntam-lhe sobre os negócios e ele vai passando pela sabatina, com sua esposa sendo levada pelas outras mulheres, que alisam seus cabelos e apalpam suas vestes. Uma nova discussão começa, falando sobre o custo de vida. O rapaz desempregado comenta sobre sonhos de um governo menos sujo, ressaltando a necessidade mínima de consumismo. Quando o homem bem sucedido lhe diz de forma impositiva que deve pensar grande para vencer na vida, que o que move o mundo é o capital, sendo seguido pelo senhor a favor do militarismo, que enaltece a necessidade de sermos governados com pulso firme.

Jovens relatam a dúvida em relação a que curso acadêmico seguir, outros já quase formados, não possuem perspectiva de emprego, já pensando em outras opções para diplomados. Uma senhora lava pratos e comenta do tempo ter passado e o quanto alguns cresceram. Em outro grupo, um senhor comenta da frustração de não ter seguido certa carreira, que espera que os jovens possam ter um direcionamento melhor. Embora mencione que se considera feliz e enumera o que chama de pequenas conquistas, mas que o deixaram satisfeito. Duas pessoas discutem por causa de um empréstimo ainda não quitado. Os ânimos começam a arrefecer. Pessoas já se despendem, os poucos que restam comentam sobre o clima, a volta ao trabalho, aos estudos, a próxima reunião.