O ROUBO

O ROUBO

- Fui roubadoooooo!

O grito acordou, no meio da noite, todos os moradores da pensão. O primeiro a chegar para ver o que estava acontecendo foi o dono da pensão e sua mulher. O grito veio do quarto do Sr. Astolfo.

- O que foi que houve seu Astolfo? Acordou todo mundo.

- Fui roubado seu Ademir!

- Calma. O que foi que te roubaram? Olha que eu não acredito nisso, pois todos aqui são conhecidos e não fariam uma coisa dessas.

- Me roubaram um...

Os outros que chegaram não deixaram completar a frase, pois logo emendaram:

-... milhão!!!

- Seu Astolfo não é aquele do baú? Aquele que não deixa ninguém ver o que tem dentro?

- Velho doido, não?

Com muita conversa e paciência, a coisa foi se acalmando. Seu Astolfo desistira até de chamar a polícia. O dono da pensão tornou a perguntar:

- Mas o que foi que te roubaram?

- Me roubaram um...chapéu!

- Um chapéu? O senhor está brincando comigo!

- Mas não é um chapéu qualquer. É de estimação, tem um valor sentimental muito grande.

- Tenha santa paciência seu Astolfo. Não poderia esperar o amanhecer para resolver isso?

De repente, por entre os demais, surgiu um garotinho filho do dono da pensão, todo assustado com o que estava acontecendo.

- Você não devia estar dormindo, filho? Amanhã você tem que ir para a escola.

Chamou pai e lhe falou baixinho:

- Fui eu que peguei o chapéu do seu Astolfo!

-Você? Mas você sabe muito bem que não se deve pegar nada de ninguém. E onde está o chapéu?

Tomou o pai pela mão e foi levá-lo até a cozinha, num cantinho escuro e quentinho. Todos os demais foram atrás para ver como terminava aquela confusão.

E ele mostrou o que havia feito com o chapéu. Dentro dela estava uma gatinha com seus três filhotinhos lindos que acabaram de nascer.

- Não tinha o que por como cama, então peguei o chapéu e dei para ela dormir com seus filhotes.

O seu Astolfo chegou junto do menino e lhe falou:

- Você fez muito bem, meu filho. Um velho rabugento como eu jamais teria imaginado uma coisa dessas. Deixa ela ficar com o chapéu, que não tem importância. Eu é que tenho que pedir desculpas a vocês pelo transtorno. Agora quero lhes mostrar uma coisa.

E levou todo o pessoal ao seu quarto, pegou o baú e mostrou a todos o que havia dentro dele. Para surpresa deles, havia mais de cinquenta chapéus.

lmorete
Enviado por lmorete em 21/06/2012
Código do texto: T3737074
Classificação de conteúdo: seguro