Inesquecível Amigo...

Inesquecível Amigo...

Theo Padilha

Nós tínhamos um grande professor de Português que dizia: ─ Vocês não podem começar uma carta, com a frase: “Inesquecível amigo!”. Porque amanhã ele pode mudar socialmente. Pode até ser um criminoso. Bandido. Sei lá – principalmente o “sei lá”. E então ele por ética deve ser esquecido...

Nosso amigo é inesquecível. Um verdadeiro aquariano, como foram Abraham Lincoln, Jair Rodrigues James Dean, Neymar, etc. Os aquarianos são insanos, racionais, originais, imprevisíveis, revoltados, utópicos, irreverentes, alegres, etc.

De descendência nortista ele sempre trabalhou. Lutou e ajudou o próximo. Somos testemunhas de tudo isso.

Queremos aqui contar um pouco do Dr. Manoel da Silva Camelo, empresário, advogado, e presidente de várias entidades de nossa cidade. Era um Rei Midas. Onde colocava a mão tudo melhorava. Marcou época no esporte como presidente do Clube Esportivo e Recreativo Tavorense. Que em suas mãos quase foi campeão paranaense da primeira divisão. Foi o melhor tavorense profissional que pisou os gramados desta pequena cidade. Ele tomou as rédeas do Clube União que estava quase abandonado e ali fez os melhores carnavais e bailes da cidade. Criou a piscina. Liberou o clube para os mais simples. Criou a sauna. E ainda construiu a sede do Lions Clube de Joaquim Távora, promovendo várias atividades que marcaram época. A sua loja patrocinou corridas de bicicleta. Deu emprego e ensinou muita gente no ramo de marcenaria e tapeçaria.

Teve erros na vida. Mas quem não teve? Atire a primeira pedra? Mas pagou pelos seus erros. Ele já nos deixou. Mas o seu nome é muito falado em nossa cidade. Certa vez ele nos confessou que por causa de sua diabetes chegava a chorar escondido no banheiro. Fato muito triste para um homem alegre. Nós fomos seu convidado para ir até Curitiba na sua solenidade da OAB. Quando pegou sua carteira de advogado. Um sonho que alimentara toda a vida. Que Deus o proteja.

Joaquim Távora, 17 de julho de 2012. By Theo Padilha©.

Theo Padilha
Enviado por Theo Padilha em 17/07/2012
Reeditado em 18/07/2012
Código do texto: T3782173
Classificação de conteúdo: seguro