SONHO INTERROMPIDO

O sol nasce com seu brilho despontando nas casas,nas igrejas,nas praças,nos estabelecimentos comerciais,nas escolas indistintamente.

É mais um domingo, a cidade é um vazio só, os bem nascidos estão em suas praias que fica longe do centro urbano, para os não tão bem nascidos ficam em suas casas arrumando,assistindo televisão,ouvindo som,nos bares tomando suas biritas,nas igrejas rezando para terem uma vida melhor.

Aqui a perspectiva do jovem de jovens como eu conseguir emprego é bem rara ou nula. Lembro bem de meu pai quando pequeno falando sobre a dureza da vida e que tinhamos que superar as adversidades ,caso quissemos algo em nossas vidas,ele falava isso para mim e meu irmão. Dizia também que vivíamos num país racista, e nós enquanto negros precisávamos ultrapassar duas barreiras, a do racismo e a do preconceito por sermos pobres, e nada melhor do que a educação para superarmos esses entraves sociais.

Em nosso país pessoas como eu tem três possibilidades de mudar de vida com mais rapidez,uma é o futebol, ser cantor e talvez e não tão atraente assim é entrar para as forças armadas. Sempre sonhei entrar na marinha e agora estava perto desse sonho ser realizado,estudara muito,me esforcei em demasia , e finalmente estava agora na marinha onde João Cândido fora o grande baluarte da história brasileira.

Finalmente chegara o dia,estava eu chegando a cidade maravilhosa,era outro mundo para mim,uma nova etapa de minha vida. Ao chegar no posto da marinha,o comandante olhou-me de cima a baixo ,passou seu olhar azul de indiferença. Pensei,não deve ser só comigo,queria não me importar com aquela recepção gelada.

No transcorrer dos dias as relações entre mim e meus colegas eram inamistosa .Grande parte da marinhagem naquele setor tinha cor branca,e eu enquanto negro me perguntava o que estava fazendo ali.A forma como meus superiores se dirigiam a mim era desabonadora ,desrespeitosa.

- Negro é para limpar latrina,limpar chão.

Fui ao comandante falar de que estava sendo vítima de racismo, ele olhou-me desdenhosamente e disse-me ,você mal entra e já está criando problemas?

Retirei-me dali e sem pestanejar pedir minha dispensa. Meu sonho terminara ali.

Hoje repenso e fico a refletir,será que não fui covarde,omisso ao me deixar vencer tão facilmente?

inclemente
Enviado por inclemente em 24/08/2012
Código do texto: T3847157
Classificação de conteúdo: seguro