O AÇAMBARCANTE

Ouvi alguém dizer: "O cachorro só é amigo do homem, por que não sabe o que é dinheiro." Não sei se ele tem razão, mas se formos parar para analisar, chegamos à conclusão, que ele está certo. O dinheiro ganho honestamente, é necessário para a sobrevivência, mas a ambição desmedida, é o mal do mundo, pois gera a violência. O homem açambarcante, quanto mais tem, mais quer, mais e mais...

O mundo fica dividido, uns com muito, alguns com pouco e outros sem nada. O egoísmo impede a partilha. A flor morre se não beber água, a fome mata o pobre se ele não matá-la primeiro. O homem ambicioso, açambarca tudo, exceto a vergonha!

A ambição desmedida, quebra a comunhão. O sol não brilha pra todos, para alguns o mundo é uma total ofuscação.

Se o cãozinho soubesse o que é dinheiro, seria inimigo do homem. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

Anamel apaixounou-se por Percival. Ela era única herdeira dos bens da família. Percival há muito vinha de olho na beleza da Anamel e nos bens que ela herdaria, queria levar vantagem em tudo! Seu Sabino, o pai de Anamel, não via com bons olhos aquela união, sabia que o candidato a futuro genro, queria açambarcar a sua fortuna e contratou um adestrador para treinar seus cães. Um Kurvaz, um Samoeida, um Pastor Alemão e um Rotweiller, todos cães de grande porte, para pregar um susto em Percival.

Percival parou no portão da fazenda em um fusca mal acabado, Seu Sabino foi até o portão e fez o ambicioso genro entrar a pé, dizendo-lhe: - Vou chamar a Anamel!

Naquele momento, Percival não dera conta do que estava acontecendo. Os cachorros em desenfreada disparada, pegou Percival de surpresa, que saiu correndo até o fusca e arrancou em total velocuidade, fazendo barulho o seu motor. Seu Sabino, aos gritos:

- Esqueça a minha casa, esqueça a Anamel e esqueça a minha fortuna, conquistada com muito suor!

19/02/2007 Tereza Neumann