Nosso Olhar...

Quando comecei o meu trabalho com as crianças da Zona Rural da nossa cidade, percebi muitos erros que elas cometiam.

Um erro que muito me incomodava, era ver as crianças chegar sempre contando coisas da vida dos outros.

Comecei então, a dizer para elas, que para ser um bom poeta, teriam que eliminar vários sentimentos negativos que carregamos no interior do coração.

Contei-lhes que nós temos uma visão voltada para fora.

Para determinadas linhas do horizonte.

Mas disse a elas, que teriam que parar de observar a vida dos outros, e tentar voltar este olhar para o própio "Eu ", do interior dos seus corações.

Falei de sentimentos positivos, e negativos.

Iago, era o menino considerado o mais falador da vida dos todos.

Trabalhar o bonzinho é fácil...

Difícil é trabalhar aqueles que carregam os maiores defeitos.

Com carinho, fui ensinando o Iago a se livrar daquele vício de falar dos outros.

Repetidas vezes, eu falava para todos as mesmas palavras de advertências.

E o menino considerado o pior de todos em falar dos defeitos das pessoas, hoje se tornou o poeta da nossa pequena Biblioteca.

Emocionei-me hoje, ao receber uma ligação do Iago...

E ele me disse:_ Sabe Maria. Aquele pedacinho da minha poesia, que eu digo. "Olho para fora / Olho para dentro", eu me lembrei das suas palavras.

Passei a olhar mais para dentro de mim.

E hoje, Iago é considerado por todos, um menino tranquilo, e muito bom !

Uma criança de confiança.

Esse conselho que dei para todas as crianças, foi um método que sempre usei para mim.

Olhar, para dentro do meu própio olhar... E dar a mim, a oportunidade de avaliar o que os meus olhos me diziam.

Ao olhar nos meus olhos, eu sempre encontrei as palavras que meu coração falava.

Palavras que me mostraram a poesia.

E assim, se constroi um poeta !

Ou ...um ser mais tranquilo .

Maria Lamanna

Rio Preto-MG...

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 13/10/2012
Reeditado em 13/10/2012
Código do texto: T3929935
Classificação de conteúdo: seguro