Teatro Amador

No ano de 2002, criei um grupo teatral em nossa cidade.

Todas as peças foram escritas por mim. Mas eu sempre dei a liberdade para os atores criarem falas, desde que não fugissem ao tema.

A princípio, pensei em trabalhar com quatro ou cinco atores.

Mas o grupo foi crescendo , e eu não tinha coragem para negar o pedido de um adolecente que tinha vontade de atuar.

E todos que entravam, sabiam que a proposta do grupo, era somente a de trazer alegria aos que precisavam sorrir.

O trabalho era voluntário.

Cheguei a ter treze atores no grupo.

Os ensaios, eram feitos na varanda da minha casa.

Alguns estudavam e trabalhavam.

Chegavam cansados, e sempre trazendo alguns problemas de dentro das suas casas.

Antes de começar o ensaio, eu sempre observava a fisionomia de todos.

E quando eu percebia algo errado com algum deles, eu os chamava em particular para uma conversinha.

Nunca me enganei nas minhas observações.

Criei um estatuto com dez ítens para o grupo.

Um dos ítens que eu achava mais importante, era o que dizia para tratar o outro, como gostaría de ser tratado.

No início todos concordavam, mas pouco tempo depois, alguns se rebelavam.

Três chances eram dadas a eles, e na terceira advertência, eram convidados a deixar o grupo.

É claro que eu sempre procurava mantê-los em harmonia.

Mas quando não havia jeito, eles saiam.

Era um trabalho feito com muito amor.

Nas apresentações que faziamos em cidades maiores, e que era cobrada a portaría, o dinheiro era dividido em parte iguais.

No final, ficamos somente seis.

E os que permaneceram, ficaram de coração...

Foram quatro anos de muitas alegrias...Mas de muitas divergências de idéias também.

Nada que chegasse ao extremo de grandes aborrecimentos.

No grupo, eu escrevia, dirigia e atuava.

Para a minha atuação, eu contava com a compreensão de todos.

Era um pouco difícil manter a postura de diretora, e ao mesmo tempo estar atuando junto deles.

Mas valeu a pena.

Acredito que o que mais prevaleceu dentro do grupo, tenha sido o respeito que todos conseguiram manter .

Da mesma forma que acredido na força de um dos ítens citatos no estatuto...

Tratar o outro, como gostaría de ser tratado !

Maria Lamanna

Rio Preto-MG

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 15/11/2012
Código do texto: T3986870
Classificação de conteúdo: seguro