Esperando o perdão de um filho

(narrativa)

Estava eu em um ônibus coletivo quando, logo à minha frente avistei uma senhora de meia idade mais ou menos. Percebi que a senhora estava muito triste e pus-me a observar, notei-lhe uma profunda tristeza e em dado momento começou a chorar. Fiquei apreensivo, preocupado, aproximei-me e lhe perguntei: --- Pois não senhora! Há algo que eu possa fazer para ajudá-la? Ela disse-me: --- Não sei moço! É que eu não sei o que vai ser de mim agora!... Suspirou fundo e mostrando terrível desilusão disse que ninguém poderia ajudá-la, mas que seu filho amado saiu de casa para não mais voltar.

Pensei tratar-se de motivo banal, tentei explicar-lhe que isso sempre acontece com jovens adolescentes e seu filho logo voltaria com certeza. Então ela respondeu-me --- Acho que dessa vez é para sempre. Ele não vai mais voltar!... Perguntei qual teria sido o motivo e ela me disse que o problema é que ele não a aceita pelo fato de ela ser negra, a mãe sendo negra ele não se aceita sendo seu filho....

Fiquei paralisado! Não sabia o que lhe dizer!

Aquele fato estava na contra mão da história!...

De qualquer forma prossegui tentando tranquilizá la... Um pouco mais calma, ela disse-me que seu filho passou a rejeitá-la logo que começou a frequentar a escola, seus colegas diziam-lhe piadas e ironias sempre a respeito de sua cor negra. Então ele passou a desprezar seus pais e subestimar-se, ameaçava ir-se embora de casa, tentou isso algumas vezes antes, mas sempre por saudades de casa, ou porque alguém o convencia, ele retornava. Hostilizava seus pais, até que resolveu ir-se embora...

Mantive-me ali por um tempo mais, junto a ela, conversando, ela se distraiu, me agradeceu pelas palavras, e depois, ao aproximar-se seu ponto desceu. Fiquei pensando, como a vida é cheia de contradições! Há muitos filhos que não gozam da companhia e o carinho dos seus pais. Vivendo abandonados pelas ruas, becos e esquinas a mendigar, expostos a todos os perigos e intempéries do tempo, entregues à própria sorte, outros, apesar de ter seus pais e o aconchego de um lar, preferem ignorá-los, desprezá-los por mero preconceito e provavelmente más companhias e influências.

Este texto está registrado no Escritório de Direitos Autorais sob o nº 576-645 Livro 1-101 Folha 218 Em 03/10/2012 RJ.

Arnaldo Leodegário
Enviado por Arnaldo Leodegário em 08/01/2013
Código do texto: T4074089
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.