Casamento, noivado e compromisso.

A aliança/O casamento

A aliança teve sua origem pelos gregos e romanos utilizando-se de um costume hindu que dizia que no quarto dedo da mão esquerda havia uma veia que estava ligada ao coração.

A aliança serve para representar o elo entre duas pessoas ou mesmo um pacto, um compromisso. No cristianismo é simbolizada como a fidelidade entre o casal com a aceitação de ambas as partes. O casamento então tem um significado muito bonito que é o seguinte “possuímos uma aliança entre o meu coração e o seu ”.

No começo essas alianças serviam apenas para indicar quem estava disponível no mercado, pois os homens da época para se casar precisavam dar dotes a família da noiva então assim era mais fácil para saber quem eles poderiam comprar ou não, isso mesmo que você está pensando, as mulheres valiam dinheiro como o feijão e o arroz valem, as que usavam aliança já possuíam dono e não podiam ser compradas.

Noivado

Até o século XVIII não havia aliança de noivado ou compromisso, ela surgiu apenas depois que o papa Inocence III informou que era necessário haver um período de observação antes do casamento evitando assim casamentos indesejados /infelizes. O noivado hoje em dia tem prazo de validade para acontecer, se em três anos a pessoa não se juntar ou noivar ela passa a ser comentada na sociedade como alguém totalmente fora dos “padrões”, dando abertura para que sua vida terrena seja um verdadeiro inferno de opniões alheias.

Compromisso

Bem, fico pensando o porque de tanta gente hoje em dia selar um compromisso por meio de aliança, até que eu Ewelyn recebi a proposta de meu namorado após três meses de namoro “amor, você não se importaria de usar aliança de compromisso” e eu que era coberta de preconceito quanto a isso achando que esse tipo de aliança era apenas uma modinha boba a lá Brasil que servia para enrolar as pessoas por mais tempo lhes aprisionando em um relacionamento, fiquei balançada motivada por um contentamento inesplicável e respondi “claro que não meu anjo”. Bem, todo mundo quer se sentir amado e por mais que a gente diga que não se importa com esse tipo de coisa ou que não está nem aí (geralmente criamos essa defesa por já ter vivido alguma situação desagradável e esse foi o meu caso), adoramos a mágica que a simbologia permite. Adoramos provas de amor e mostrar que nosso amor pertence a alguém e esse alguém também nos ama.