A lição de um pica-pau

(narrativa)

No meu quintal tem uma grande árvore de uma madeira seca e muito dura. Um dia eu estava distraído quando algo me chamou atenção. Avistei lá em cima, na árvore um pequenino pica-pau que estava a bicar a árvore em busca de seu alimento. Fiquei a observar e analisar a cena curiosa. Aquele pássaro tão feliz bicando aquela madeira para encontrar lá no seu interior uma “insignificante” larvazinha.

Comecei fazer comigo mesmo uma reflexão! Me senti envergonhado, chegando à conclusão de que a vida para todos não é fácil. Diferente de tantos outros pássaros, bichos e insetos que já encontram seu alimento pronto, e é só colher, aquele frágil pássaro teria que fazer tal sacrifício para arranjar o seu.

Observei por mais tempo, convidei minha esposa para vir assistir ao labor do nosso pequeno trabalhador. Mas, será que era mesmo um sacrifício para ele procurar comida bicando aquela árvore?

Será que não faz parte da natureza de cada um lutar com suas próprias armas ou garras pela sua sobrevivência no reino da natureza? Assim como o pica-pau são as formigas, as abelhas, as aves e animais de rapina, pois no caso dos animais carnívoros, nem sempre seu alimento está disponível, tendo os mesmos na maioria das vezes que travar uma feroz luta corporal com sua preza, e nem sempre levando a melhor. Naquele dia aprendi mais uma bela lição! Todos devem lutar de cabeça erguida pelo seu sustento, ganhar seu pão de cada dia por seu próprio esforço! O trabalho dignifica quem o realiza além de garantir-lhe a sobrevivência!

Este texto está registrado no Escritório de Direitos Autorais sob o nº 576-645 Livro 1-101 Folha 218 Em 03/10/2012 RJ.

Arnaldo Leodegário
Enviado por Arnaldo Leodegário em 13/01/2013
Código do texto: T4082841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.