João Maria E Maria...

Os anos se passam, mas não apagam da nossa mente alguns fatos marcantes do nosso cotidiano.

Hoje lembrei-me de um casal chamado João e Maria.

Uma lembrança que me fez voltar no meu tempo de criança.

João e Maria, moravam em uma pequenina casinha de sapê que ficava dentro das terras dos meus avós maternos.

Não sei de onde vieram...

O que sei, é que Maria era prima da minha avó.

Minha avó era mulata, casada com um filho de Português .

Maria, era uma morena bonita, de cabelos longos e lisos.

O que hoje me faz perguntar sobre a diferença de estilo das primas.

Após conhecer um pouco mais a história dos índios, lembro-me dos cabelos longos de Maria, e da grande semelhança com a raça índígena.

Mas o que eu quero narrar mesmo neste conto, é o amor que o casal João e Maria sentiam por mim.

E eu, era encantada com a beleza daquele casal.

Dava gosto me sentar naquela casinha de chão batido, e receber todo carinho que vinha do casal.

Certo dia, meus pais me proibiram de voltar na casa deles.

Eu, muito criança, não entendi nada...

Disseram-me apenas, que eles estavam doentes.

Nessa hora, eu queria correr para perto deles e tentar ajudá-los.

Mas a proibição foi severa e sem nenhuma explicação.

A saudade era grande...

E todos os dias eu pedia uma explicação pela proibição da minha visita ao casal que sempre me trataram com tanto carinho.

Um dia me disseram que eles se encontravam com uma doença contagiosa, e que eu nunca mais poderia vê-los.

Difícil para o entendimento de uma criança ter que ouvir essa palavra "nunca mais " !

E foi isso que aconteceu...

João e Maria, morreram vitimados por uma tuberculose.

Doença que naquela época não tinha cura.

Hoje eu entendo a preocupação dos meus pais...

Mas o tempo, não apagou da minha mente o amor e a fisionomia de João e Maria.

Ficou uma saudade...

Uma lembrança...

E uma doce recordação da casinha de sapê, e do casal que um dia fez parte da minha história de vida !

Me esqueci de dizer, que a ultima vez que estive na casa de Maria, ela me presenteou com uma pequena medalha de Nossa Senhora, e me disse que eu guardasse comigo, pois ela (Nossa Senhora ), seria a minha proteção !

Hoje, tento aprender e explicar para nossas crianças, tudo que é possível !

Maria Lamanna

Rio Preto_MG

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 14/01/2013
Reeditado em 11/09/2018
Código do texto: T4083611
Classificação de conteúdo: seguro