Só o São Judas Tadeu escapou

Sempre estive cercado de pessoas especiais, e como bom observador guardo inúmeras estórias na memória. Mas como devemos dividir o que foi ou é bom para conosco, escrevo mais esse “causo”.

É do meu avô Antonico. Uma figuraça que aprontava milhões. Só minha santa avó Tereza para suportar tanta maluquice.

O ano era 1964 eu tinha 11 anos e estava passando uma temporada em seu apartamento no Flamengo - Rio de janeiro.

Abro um parêntese - minha avó era católica devota de São Judas Tadeu, Santa Terezinha e de muitos outros santos. No seu quarto tinha um pequeno oratório onde todas essas pequenas imagens de gesso ficavam como a observar e proteger aquele lar. Era para lá que todas as noites Tereza se encaminhava, acendia uma vela, orava com fervor e fazia os seus pedidos e agradecimentos.

Fechado o parêntese esclareço que meu avô nunca foi ligado em religião, filosofia ou algo que lembrasse espiritualidade.

Um dia, sem mais nem por que Antonico se tornou evangélico, bíblia debaixo do braço e querendo converter minha santa avó católica a se bandear para o seu lado. Pobre Tereza que começou diariamente a ser bombardeada com o falatório de Antonico. Foi diversas vezes ameaçada com o fogo eterno do inferno caso não deixasse de idolatrar imagens.

A pobre Tereza apenas respondia: cada um deve respeitar a escolha do outro Antonico.

Essas doces e sábias palavras não fizeram eco. Antonico ficava cada vez mais furibundo e num dia teve um acesso de loucura, saiu arrecadando tudo quanto era imagem e jogando no lixo. Tereza corria desesperada tentando impedir, mas tudo em vão.

Como saldo dessa destruição em massa só escapou o São Judas Tadeu que minha avó segurava agarrada no peito com tamanho vigor e coragem que Antonico não teve a ousadia de tirar.

Uma semana depois desse ato insano Antonico desapareceu com a bíblia e nunca mais se ouviu falar em inferno, idolatria e coisas do gênero. Voltou a ser o que sempre foi: um materialista convicto.

São Judas Tadeu retornou intacto ao oratório, mas ficou algum tempo solitário. Aos poucos e com muito cuidado Tereza foi acrescentando outros santos e santas que voltaram a conviver em harmonia naquele lar.

Rogério Vianna
Enviado por Rogério Vianna em 17/01/2013
Código do texto: T4089920
Classificação de conteúdo: seguro