COMO SURGIU A HIPOCRISIA


     Como surgiu a hipocrisia no convívio humano? Ora, difícil ter certeza, mas possível de imaginar. Talvez tenha surgido juntamente com a divisão da propriedade. Um sujeito cercou um pedaço de terra e disse que aquele espaço cercado era dele. Outro sujeito também cercou um pedaço de terra e disse que era dele. Ambos eram vizinhos. Cada um resolveu utilizar a terra para alguma coisa. O primeiro resolveu plantar diversas frutas; o segundo resolveu criar bodes. A princípio, as terras eram usadas para auto subsistência, depois evoluíram para a troca de mercadorias.

     O primeiro queria comer carne de bode; o segundo, comer frutas. O primeiro ofereceu um cesto com diversos frutos em troca de um bode. O segundo aceitou a proposta, porém, ofereceu apenas um bode filhote. O primeiro aceito o bode filhote. Passou algum tempo, o segundo sentiu vontade de comer mais frutas, então ofereceu um bode adulto por dois cestos de frutas. O primeiro pensou: ora, se um bode adulto vale 2 cestos e 1 cesto um bode filhote, decidiu pedir 2 bodes filhotes por dois cestos de frutas. O segundo pensou rapidamente e aceitou o acordo.

     E assim foi, o primeiro sempre pedia bodes filhotes em troca de cestos de frutas. O segundo sempre aceitava. Com o tempo, o segundo consumia as frutas e jogava as sementes no terreno e já não tinha bodes filhotes, somente bodes velhos. O primeiro estava com muitos bodes filhotes e com poucas frutas, pois os bodes comiam tudo que viam. Assim, o primeiro, que só plantava frutas, agora só tinha bodes, e o segundo, que só tinha bodes, agora só tinha frutas.

     O primeiro queria comer frutas; o segundo, comer carne de bode. O primeiro ofereceu um bode em troca de 2 cestos de frutas. O segundo disse: se queres comer frutas, plante! Carne de bode me faz mal, agora só como frutas. Queres sementes? Duas sementes por um bode, aceita?



Autor: Diego Magalhães