Os cães revelam seu lado humano

(conto cotidiano)

Há uma lenda indiana que diz que os cães já foram humanos...

Há uma lenda chinesa que diz que os cães foram anjos da guarda dos humanos...

Se isso é verdade não sei!...

Eu diria que sim: os cães podem ter sido nossos anjos guardiões em outras vidas... Ou o são na vida atual?...

Essa historia poderia começar assim:

... Era uma vez ...

Brak...Brak era um cachorro branco, de médio porte e de rabo cotó. Quando seo Júlio (seu dono) ia pescar à tardezinha ao por do sol, Brak o acompanhava todo faceiro, ia para a beira do rio, lá seo Júlio armava uma vara de pescar e ficava com outro anzol na mão. Seo Júlio sentava-se à beira do barranco pescando. Nessa hora, ao por do sol, existem muitos pernilongos zumbindo e atacando quem possa lhe oferecer seu alimento preferido. Brak ficava em volta de seo Julio defendendo-o desses bichinhos intrusos, abocanhando, latindo e espantando-os. Era assim até que seo Julio, lá pelas 22hs da noite, decidisse recolher suas varas e seus pertences e bater em retirada.

O trabalho na lavoura era árduo e uma jornada das 6 hs da manhã até às 18 hs, Seo Julio voltava da roça com a roupa carregada de carrapichos ( picão e carrapicho estrela) Sentava-se em um banquinho no quintal e punha se a catar carrapichos. Brak achegava-se para ajudar, com a boca catava também os (espinhos). Brak ajudava na lida da roça, e em outros serviços como quando se ia pegar porcos, galinha ou apartar bezerros no curral.

Pequeno, porém fiel...

Vi, em um dia chuvoso, um homem caído junto a uma poça d’água. O homem estava bêbado, e já estava todo sujo, com a roupa molhada e com escoriações pelo corpo. Tentei me aproximar para prestar-lhe algum socorro, e qual não foi a minha surpresa, fui escorraçado de perto daquele homem por um pequeno vira latas que estava o acompanhando, estava deitado ao seu lado defendendo o de alguém que possivelmente tentasse lhe molestar. No momento fiquei muito zangado, pois fui surpreendido por um cão que aparentemente queria me atacar, porém logo em seguida me acalmei, pois compreendi que aquele animalzinho só estava defendendo seu dono e amigo.

Caro leitor!...

Paro por aqui! Como essas, são milhares de narrativas sobre a fidelidade desses nossos amigos (cães fiéis), com certeza você também as tem e não são poucas, sim sei que cada pessoa tem não uma, mais dezenas de relatos de expressões de carinho e amor por parte de algum cão seja ele de raça nobre ou um pobre e simples vira-latas.

Direitos reservados no E D A, sob o nº 618-350 Livro 1-186 Folha 234 Em 14/10/2013 RJ.

Arnaldo Leodegário Pereira.

Arnaldo Leodegário
Enviado por Arnaldo Leodegário em 03/02/2013
Reeditado em 05/12/2022
Código do texto: T4120879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.